ACS e ACE terão aumento salarial com valorização da formação técnica
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) terão reajuste salarial significativo devido a uma combinação de fatores: o reconhecimento da formação técnica, o adicional de insalubridade, a aprovação das PECs 18 e 22, e a implementação de Planos de Cargos e Salários.
Alguns municípios já pagam um valor adicional aos agentes com formação técnica. Com a PEC 18, que garante o piso nacional de R$ 4.554,00, e a valorização das condições insalubres de trabalho, os salários tendem a subir ainda mais. Já a PEC 22 estabelece como piso dois salários mínimos para todos os ACS e ACE, trazendo mais segurança financeira à categoria.
O adicional de insalubridade, somado ao piso, melhora não apenas a remuneração atual, mas também os benefícios futuros, como a aposentadoria. Já os Planos de Cargos e Salários oferecem perspectivas de crescimento na carreira, com remuneração ajustada ao desempenho e à qualificação.
A formação técnica, agora mais valorizada, torna os profissionais mais capacitados e essenciais para a saúde pública, elevando sua importância e salário.
Essas mudanças refletem conquistas históricas e representam um avanço na valorização dos ACS e ACE, que passam a ter melhores condições de trabalho, reconhecimento e uma carreira mais promissora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nunca diga para os outros, aquilo que não gostaria de ouvir