31 março 2014

Anvisa define regras para serviços de saúde em eventos; Fifa terá 45 dias para responder

Anvisa define regras para serviços de saúde em eventos; Fifa terá 45 dias para responder
Arena Fonte Nova/Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31), estabelece um prazo de 120 dias para que organizadores de eventos de massa forneçam informações sobre padrões de saúde nos locais antes da realização deles. A Fifa, organizadora da Copa do Mundo de 2014, que tem Salvador entre as 12 cidades-sede do torneio, recebeu um prazo mais curto. A entidade internacional de futebol terá 45 dias corridos (até o dia 28 de abril) para informar à agência documentos e requisitos como "leiaute" do evento, o que inclui as áreas destinadas à prestação de serviços de saúde no local, procedimentos a serem executados nos postos de atendimento e identificação do responsável pelas questões sanitárias, entre outras prerrogativas. Os organizadores também devem garantir, caso haja necessidade, a remoção de pacientes atendidos no local do evento para serviços de saúde de maior complexidade. Ainda segundo a Anvisa, a medida vale também para eventos de grande porte, como shows religiosos e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 
Fonte Bahia Noticias

28 março 2014

Dindim na conta

Agentes de saúde, o dindim já está na conta.

AACES HOMENAGEIA NAIR GOULART, PRESIDENTE DA FORÇA SINDICAL

Salvador registra primeira morte por dengue hemorrágica

Salvador registrou o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica neste ano, segundo informou ontem quinta-feira (27) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A estudante de Direito Bruna Gomes de Oliveira Muniz, 24 anos, morava no bairro da Pituba. Ela deu entrada no Hospital do Subúrbio no último dia 24 de março após sentir os primeiros sintomas da doença.
Após o agravamento do estado de saúde da jovem, ela foi transferida para o Hospital Couto Maia, onde permaneceu internada até morrer na noite desta terça-feira (25).
Nos sites de redes sociais, amigos e familiares postaram mensagens emocionadas sobre a morte da jovem. "Nem toda dor que já sentir na vida não chegará nem perto do que estou sentindo agora. Mas sei que pode demorar, mas vai passar e também sei que como sempre eu e minha Bruninha ficaremos sempre juntos. Fica com Deus, maninha, e que ele te encaminhe para o caminho certo!", escreveu o irmão, Bruno, em sua página no Facebook.
Salvador está entre as cidades com maior número de casos de dengue na Bahia. Segundo a SMS, agentes de combates à dengue já realizaram ações preventivas e de bloqueio na região próxima ao local onde morava a vítima. Em nota, a SMS informou que foi realizado o tratamento de depósitos do Aedes Aegypti, e eliminação de focos encontrados. A atividade foi intensificada com a utilização do fumacê.
Risco de dengue

De acordo com o levantamento da Sesab, do total de municípios baianos, 199 (47,7%) notificaram a doença, com destaque para Salvador (729), Feira de Santana (296), Itabuna (192), Pintadas (131), Teixeira de Freitas (75), Jequié (66), Porto Seguro (52), Ituaçu (48), Mirante (44) e Barreiras (42), que concentram 66,9% dos casos do estado da Bahia.

A mais nova orientação do Ministério da Saúde para os casos de dengue ocorridos em 2014 prevê que esses deverão seguir a nova classificação de casos: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.
Em Salvador, houve um aumento de 63% de notificações de casos de dengue em relação ao ano passado. Entre os distritos sanitários com maior número de casos destacam-se Cabula/Beiru, Boca do Rio e Barra/Rio Vermelho.
Vacina

Além da vacina, o Brasil também desenvolve a cultura de uma bactéria chamada Wulbachia que destrói o vírus, impedindo a disseminação da  dengue. O estudo é feito pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Getulio Vargas, a Universidade Federal de Minas Gerais e Fio Cruz.


A opinião da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador-BA (AACES) sobre este óbito: parabenizamos os agentes de combate à dengue de Salvador pelo seu trabalho preventivo, o qual evita diariamente que a população soteropolitana venha a adoecer e até mesmo morrer de dengue, como foi o caso da jovem  Bruna Gomes de Oliveira Muniz, 24 anos, moradora do bairro da Pituba. Infelizmente, só existe estatística de casos  e óbitos confirmados, mas não se tem um número de quantos casos foram evitados por força do trabalho dos agentes.

De fato, a corda só quebra do lado mais fraco. Esperamos, porém, que a culpa não recaia sobre os trabalhadores, senão  a Direção da AACES entra em campo como uma fera. Aproveitamos também o momento para reafirmar o compromisso desses profissionais, que estão sacrificando seu horário de almoço, realizando um trabalho ininterrupto e cumprindo a sua função das 7h30min às 13h30min; parabéns por serem responsáveis.

A Direção da AACES

27 março 2014

ATENÇÃO IRMÃOS E IRMÃS DE FARDA, VAMOS SER SOLIDÁRIOS

O colega Domingos lotado no distrito Liberdade
 No ultimo dia 02 de Dezembro de 2013, nosso colega ACE Domingos Santos Simões sofreu  um acidente no campo trabalhando.
Esse ocorrido lhe causou uma fratura no fêmur e na bacia deixando o colega internado para uma intervenção cirúrgica, graças a Deus  ele já se encontra de alta em sua casa se recuperando,como somos irmãos de farda e neste momento nosso união é fundamental, ele está passando por um momento financeiro difícil, na verdade passando necessidade com risco de ter energia e água cortada, não vamos pedir para depositar em sua conta, porque devido a seus débitos, qualquer dinheiro que entra o banco come, e ele não está recebendo auxílios e gratificações. Portanto quem deseja ajuda-lo faça uma visita e leve alguma coisa, hoje é nosso colega amanhã pode ser qualquer um de nós. 

VAMOS AJUDAR NOSSO COLEGA LIGANDO PRA ELE, NOS NÚMEROS ABAIXO:

: Tel : (71) 9942-6310 /
                 9338-8825.

Ou ligando para a AACES
3321-6321 (PELA TARDE)
8883-7528 



Comunicado da CONACS para todos os agentes de combate ás endemias do BRASIL.



A CONACS e o Deputado André Moura (PSC/SE) fazemos questão de deixar claro é que não se admite qualquer mudança na proposta do PL 7495/06 que implique na retirada dos Agentes de Combate às Endemias do texto da Lei que regulamentará o Piso Salarial Nacional.

26 março 2014

DIRETORAS DA AACES E FORÇA SINDICAL HOMENAGEIAM AS MULHERES AGENTES DE SAÚDE


Aconteceu hoje 26/03 na sede da Força Sindical a comemoração do mês das Mulheres, onde as agentes de saúde é que foram homenageada, participaram a presidente da Força Sindical Nair Goulart, Flora diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do Recôncavo, vereadora Fabíola Mansur, Dalva Maria e Josué diretores do Sindseps  e os agentes de saúde de Candeias e Simões Filho.

No evento teve serviços de limpeza de pele, manicure, verificação de pressão arterial, Glicemia e sorteios de brindes, como também a contribuição da presidente Nair Goulart narrando a historia das mulheres no poder e na politica sindical. No próximo ano com fé em DEUS vamos realizar novamente, porque é empolgante e gratificante ver o brilho e o sorriso estampado nos rostos de minhas colegas agentes de saúde, que nunca na historia da categoria tiveram uma homenagem especifica como hoje, mulheres podem contar com a AACES, disse Valdilene diretora da AACES uma das organizadoras da festa, que ao lado de Déa, Cassia e Ana Lice foram as anfitriãs da homenagem as agentes de saúde.



Vejam outras fotos clicando em mais informações abaixo:

Direção da AACES Homenageia as mulheres agentes de saúde


Assista o vídeo e saiba um pouco da historia do 08 de Março através da presidente da Força Sindical Nair Goulart



25 março 2014

AACES E FORÇA SINDICAL VAI COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES AGENTES DE SAÚDE


Hoje  quarta-feira  você ACS e ACE é nossa convidada, dia 26, a partir das 14h, a  Força Sindical e a AACES promove no bairro de Nazaré próximo ao Bom preço na ladeira da Fonte Nova, um evento em homenagem às mulheres agentes de saúde de toda a Bahia. Além de palestras sobre os direitos das mulheres pela presidente da Força Sindical Nair Goulart, haverá serviços de manicure, verificação de pressão arterial, glicemia, sorteios de brindes e um  “coffee break” O convite é das diretoras da Associação dos Agentes Comunitários e Combate às Endemias de Salvador (AACES) Valdilene Santos, Cássia Dias e Déa. As mulheres interessadas devem entrar em contato pelo telefone 8618-2112./ 3321-6321 Não fique de fora! Venha comemorar com a gente!


Agentes de saúde ACS e ACE sofrem com o sol escaldante e sem ponto de apoio


Trabalhadores não possuem P.A  ponto de apoio na região de Ondina
Atividades ao ar livre sempre foram recomendadas por médicos e especialistas. A ideia de realizar exercícios físicos e brincadeiras em áreas abertas tem sido defendida, como forma de favorecer a condição anaeróbica. Caminhada, natação, corrida e ciclismo são algumas práticas que podem ser desenvolvidas em campo aberto.
Em razão da atividade laboral que desempenham, trabalhadores e trabalhadoras como agentes de salvamento aquático, guardas municipais, técnicos de manutenção urbana e outros profissionais realizam seus trabalhos expostos ao sol.
Essa exposição é causadora de inúmeras alterações dermatológicas e lesões futuras, principalmente em relação ao câncer de pele. Essa doença é potencializada por conta da jornada cumprida debaixo do sol escaldante da capital baiana. Para diminuir os efeitos do sol na pele humana, algumas estratégias de barreiras devem ser utilizadas, como protetor solar, bermuda e boné, pois ajudam o trabalhador a não ser massacrados pela ação natural.
As altas temperaturas em Salvador castigam os agentes de combates às endemias (ACE’s). Esses homens e mulheres exercem suas atividades sem a devida proteção contra os efeitos da exposição solar. Trabalhadores e trabalhadoras não possuem abrigos disponibilizados pela administração municipal para diminuir a ocorrência dos agravos do clima.
Os pontos de apoio (PA) servem apenas como local para guardar materiais e são “negociados” na própria comunidade. Igrejas, associações de moradores e escolas disponibilizam algum local, muitas vezes insalubres, para que os ACE’s possam utilizar diariamente. O desrespeito ao trabalho ainda é maior, quando essa categoria profissional não encontra solução para tal abrigo. É o caso de servidores municipais na região de Ondina.
Diretores do Sindseps estiveram na manhã desta segunda-feira (25) no trecho do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os ACE’s não possuem local para utilizar como PA, tendo que deixar seus materiais de trabalho e objetos pessoais em via pública.
Essa situação vexatória não acontece somente neste bairro nobre. Segundo o diretor do Sindseps e presidente da AACES, Enádio “Careca”, as queixas são constantes e revelam um lado malvado da gestão municipal com estes trabalhadores e trabalhadoras. “Quer seja na periferia ou em bairros nobres, isso sempre acontece. A humilhação de ter que procurar um local de apoio para realizar nossas atividades é algo desumano e constrangedor. Deveríamos ser respeitados pela prefeitura, que tem a obrigação de oferecer estrutura de trabalho, mas ao contrário do que todos pensam, muitas vezes somos xingados e ameaçados, taxados de invasores”, afirmou Enádio.
Quem esteve no local para verificar a denúncia foi o coordenador geral do Sindseps, Bruno Carianha. De acordo com o dirigente, a situação de humilhação que estão submetendo os trabalhadores será motivo de ação por parte do sindicato. “Vamos oficiar para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que essa situação seja sanada em toda a cidade. O sofrimento desses companheiros e companheiras ilustram o perfil escravocrata desta gestão com o servidor municipal. Isso tem que acabar, pois se em Ondina, nas proximidades da casa do governador acontece tal vexame, imagina o que sofrem na periferia”, disparou Bruno.
O Sindseps sugere aos ACE’s que denunciem situações semelhantes nos diversos pontos da cidade, para que sejam informados à SMS, na intenção de que medidas sejam tomadas para resolver esta situação que aflige os trabalhadores e trabalhadoras.

FICHA DE FILIAÇÃO DA AACES SALVE A IMAGEM E IMPRIMA E ENTREGUE A UM DIRETOR OU EM NOSSA SEDE

A LUTA NÃO PODE PARAR, FILIE-SE A NOSSA ENTIDADE E NOS AJUDE A MANTER A LUTA, AGENTES DE SAÚDE UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS, a luta também é sua 

Endereço Rua do Salete nº 54, expediente das 9 ás 17 horas.






BLOCÃO APOIA PISO SALARIAL DOS AGENTES!


Quem não foi perdeu um grande evento! Esse foi o sentimento de todos que participaram do 3º FNC – FÓRUM NACIONAL DA CONACS, que contou com a participação de representantes e lideranças de 10 Estados, sendo eles: GOIÁS, BAHIA, MATO GROSSO, RONDONIA, SERGIPE, PIAUÍ, MARANHÃO, CEARÁ, PERNAMBUCO e PARAÍBA.
 O curso de capacitação de lideranças em PCCR, foi o grande destaque da Assembleia Anual da CONACS, ministrado por sua Assessora Jurídica, Dra. Elane Alves, permitiu uma nova visão de todas as lideranças sobre as possibilidades de um Plano de Carreira.
Como ponto positivo, todos salientaram a organização e a alta qualidade do material fornecido para o Curso, e como ponto negativo, foi indicado a ausência de muitas lideranças, e o fato de não terem recebido esse curso a mais tempo. O objetivo do curso segundo sua autora, Dra Elane, foi alcançado, pois todos participantes compreenderam a importância dessa conquista para a categoria, seja quando se tratar de uma Plano Geral, ou dos servidores do SUS ou mesmo, quando se tratar de um PCCR exclusivo da categoria, e com as oficinas realizadas, todos tiveram oportunidade de fazerem na prática um Plano de Carreira, usando sua própria realidade, sendo surpreendente o resultado.
Na quinta-feira (20/03), a CONACS participou no Auditório Nereu Ramos, do Ato Público de Valorização dos ACS E ACE, realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos ACS e ACE, presidida pelo Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).
Com a presença de parlamentares de vários partidos, em especial, PT, PMDB, PSDB, e PPS, foi possível ouvir com detalhes as expectativas de cada partido sobre a votação do PL 7495/06, principalmente no que diz respeito a criação do chamado “BLOCÃO”, onde o PMDB vem conduzindo com outros partidos da situação e também de oposição, uma pauta de votação independente dos interesses do Palácio do Alvorada.
Segundo, o Deputado Raimundo Gomes de Matos, está previsto a votação do Marco Civil da Internet para a próxima semana, e o presidente da Câmara Dep. Henrique Alves, já programou para a semana do dia 07 a 11 de abril, um mutirão para votação de todos os projetos que não puderam ser votados desde o mês de outubro, quando a pauta ficou trancada pela urgência constitucional do PL do Marco Civil da Internet.
Atuante na defesa do piso salarial dos ACS e ACE, a Dep. Federal Carmem Zanotto (PPS/SC), informou  que, cada partido deverá encaminhar ao Presidente da Câmara uma lista de Projetos com prioridade para votação, e sugeriu que a principal estratégia da categoria agora deve buscar o apoio de todos esses partidos para incluírem como prioridade máxima o PL 7495/06.
 Entre os partidos que já indicaram a votação do Piso Salarial como prioridade, estão o PMDB, PSDB, PSC, PPS, Solidariedade, DEM e PSOL. Ainda NÃOfizeram suas indicações os partidos: PC do B, PSD, PSB, PT, PP, PROS, PTB, PDT e PV.
Dessa forma a CONACS já programou a escala de trabalho de suas lideranças para as próximas 2 semanas e está previsto para o dia 08 e 09 de abril uma grande mobilização da categoria em Brasília, que deverá ser confirmada na próxima semana. 

Conacs

24 março 2014

CASTRAMÓVEL COMEÇA FUNCIONAR EM SALVADOR

Castramóvel começa a funcionar no Nordeste de Amaralina
Foto: Divulgação
O serviço de castração móvel para animais de rua, o Castramóvel, começou a funcionar a partir desta segunda-feira (24), no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Implantado pela prefeitura, o ônibus é adaptado para fazer cirurgias de esterilização de cães e gatos, com o objetivo de fazer o controle populacional dos animais. Nos últimos dois meses, os moradores do bairro se cadastraram no posto de saúde local para conseguir a castração gratuita dos bichos. Nesta segunda (24) e terça-feira (25), seria feito um trabalho de triagem, com avaliação clínica e pesagem. Os animais que estiverem em condições adequadas de saúde serão castrados na  próxima quarta (26) e quinta-feira (27). Na sexta (28), a mesma equipe de veterinários fará os procedimentos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no bairro do Trobogy.

MÃE DO COLEGA DA LEPTO JOSUÉ NECESSITA DE DOAÇÃO DE SANGUE


Nosso colega ACE Josué do Espirito Santo está com sua mãe necessitando de doação de sangue, portanto os colegas que são doadores, a AACES pede esse apoio no sentido de ajudar nesta causa tão humana, na certeza da colaboração a direção da AACES agradece.

Paciente: Edelzuita do Espirito Santo
Local da Doação de Sangue: Hospital Irmã Dulce Dendezeiros
Contato do colega:  Josué 8757-8156 

Vacina contra dengue pode ser disponibilizada até setembro deste ano

Vacina contra dengue pode ser disponibilizada até setembro deste ano
Uma nova vacina para evitar a dengue poderá ficar disponível no mundo a partir de setembro deste ano. A vacina poderá imunizar os quatro tipos do vírus que causam a dengue, inclusive, a mais grave: a hemorrágica. Para ser liberada, a vacina precisa de aprovação de uma comissão escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A avaliação será realizada pelo laboratório Sanofi Pasteur. A pesquisadora baiana Glória Teixeira, médica infectologista e membro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (Ufba), participará da comissão. A pesquisadora diz que a doença atigne todos os países do mundo, inclusive os mais ricos.

Outros imunizantes, segundo ela, estão sendo desenvolvidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com uma industria farmacêutica, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) e o Instituto Butantan. Mas os testes ainda estão nas fases iniciais. De acordo com o jornal Correio, a nova vacina deve ser avaliada em junho, em Lion, na França, e em setembro, em Genebra, na Suíça. De acordo com diretora de saúde pública da Sanofi, a médica Lucia Bricks, os resultados preliminares mostram a eficácia da vacina. Os resultados da fase III do teste foi realizado em mais de 31 mil pessoas, e agora, em 2014, serão avaliados a eficácia em uma população mais ampla.

Em 2011, a comissão avaliou uma versão anterior da proposta de vacina, mas que não demonstrou eficácia contra o tipo da dengue 2. Glória diz que a notícia vem em um bom momento, já que houve aumento da incidência da doença e da gravidade da dengue na última década. De 2000 a 2010, mais de 8,44 milhões de pessoas contraíram dengue no Brasil, sendo 221 mil casos graves, com mais de 3 mil mortes. Em 2010, foram registradas 80 mil internações relacionadas à dengue. Em 2010, mais de um milhão de brasileiros foram infectados, enquanto que em 2000 foram registrados 200 mil.

A infectologista diz que estudos demonstram que o mosquito da dengue tem se adaptado a todas as formas de controle. Somente neste ano de 2014, até o momento, a Bahia já registrou 2.504 casos de dengue, com redução de 91,89% dos casos comparados no mesmo período de 2013, quando cerca de 30 mil casos foram notificados. Os municípios baianos com maior índice de registros da doença são Salvador, Feira de Santana e Itabuna. Até o momento, 11 casos com sinais de alarem já foram confirmados, três casos de dengue grave e uma morte na cidade de Coaraci.

Fonte: Bahia Noticias

23 março 2014

Brasil tem 16 cidades no grupo das 50 mais violentas do mundo; Salvador está na lista


Brasil tem 16 cidades no grupo das 50 mais violentas do mundo; Salvador está na lista
Foto: Spencer Platt / Getty Images
Dezesseis cidades brasileiras estão no grupo das 50 mais violentas do mundo, segundo levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC. O levantamento levou em conta a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. De acordo com a ONG, foram levantados dados disponibilizados pelos governos em suas páginas na internet e consideradas só cidades com mais de 300 mil. Essa é a terceira edição do ranking. País com maior número de municípios listados, o Brasil registrou a saída de duas cidades listadas nas edições passadas: Brasília e Curitiba. Por outro lado, três cidades brasileiras ingressaram no grupo: Campina Grande (PB), Natal (RN) e Aracaju (SE). As duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não estão no ranking. Segundo especialistas, há dez anos o país vê os homicídios migrarem para os municípios de médio porte. No caso de Maceió, a cidade brasileira mais violenta (5ª colocada no ranking mundial - 79,76 homicídios por 100 mil habitantes), o problema ainda foi agravado por que o estado de Alagoas enfrentou seguidas greves de policiais nos anos 2000. Dos 16 municípios do Brasil no ranking das cidades mais violentas do mundo, seis vão receber jogos da Copa do Mundo: Fortaleza (7ª colocada), Natal (12ª), Salvador (13ª), Manaus (31ª), Recife (39ª) e Belo Horizonte (44ª).

Bahianotícias

22 março 2014

Servidores do estado terão aumento de 5,9% em setembro; até lá, reajuste retroativo a janeiro é de 2%

A 2ª parcela do aumento será de 3,9% em cima do salário de dezembro
Correio
Será de 5,91% o reajuste para os servidores estaduais baianos em 2014. O valor foi confirmado ontem pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT). Segundo ele, o reajuste será pago de forma escalonada, como ocorreu no ano passado. “2% serão retroativos a janeiro e o restante pago a partir de setembro”, revelou. A segunda parcela do reajuste, 3,91% sobre o salário de dezembro de 2013, será pago em setembro. 
Representantes dos policiais e do governo se reuniram ontem para discutir a pauta de reivindicações da categoria: sem indicativo de greve


Como adiantado pela coluna Satélite, do CORREIO, o projeto de lei que trata do assunto deveria ter sido enviado ontem à Assembleia Legislativa, mas precisou passar por revisões e o envio acabou atrasando. 

“São muitas tabelas, era preciso revisar. Mas amanhã (hoje) ele vai para a Assembleia”, garantiu o deputado. Ele não acredita, porém, que o reajuste já entre no salário de abril, pois o índice ainda precisa passar pela aprovação legislativa, o que ainda não tem data para acontecer. “Mas deve ser logo”, previu o petista. 

Insatisfação
Além do reajuste escalonado, o trâmite deve ter outra semelhança com  2013: a insatisfação dos servidores que, em maio passado, obrigou o governo a rever os valores que já tinham sido enviados para a Assembleia. A coordenadora-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), Maria José Silva, disse que os servidores não concordaram com o reajuste oferecido e que até terça faziam reuniões para negociar outro índice.

“Não queríamos 5,91%, isso não é nem a inflação. Eles chegaram com essa proposta e nós recusamos”. Segundo ela, a proposta da Fetrab é que além da inflação haja um aumento  real, totalizando reajuste total entre 8% e 10%. 

“Para mim é uma surpresa saber que o projeto já está fechado”, queixou-se. Surpreendida, ela disse que soube do envio do projeto com o índice de 5,91% à Assembleia quando procurada pelo CORREIO.  

Sobre o assunto, Zé Neto garantiu que também estava aberto a receber os trabalhadores na Assembleia. No entanto, não soube prever datas. Ele também lembrou que os 5,91% são o reajuste linear dos servidores, o que não exclui as negociações específicas de cada categoria, como os policiais, professores e profissionais da saúde. 

Policiais 

O presidente da associação de policiais militares Força Invicta, tenente-coronel Edmilson Tavares, também disse não estar satisfeito com o reajuste concedido. “Geralmente o governo nunca dá o que a gente gostaria”, disse, embora admita que o assunto não estava na pauta de discussões das associações. Ontem, os líderes sindicais dos PMs se reuniram com representantes do governo para tentar se entender (veja boxe ao lado). 

O reajuste dos policiais será igual ao dos outros servidores. Acréscimos e gratificações que possam incrementar o valor não foram detalhados pelo governo. Colaborou Victor Longo.

21 março 2014

Novos ferries iniciam preparação para cruzar oceano em direção a Salvador

Novos ferries iniciam preparação para cruzar oceano em direção a Salvador
Os dois novos ferries comprados pelo governo baiano na Grécia estão em preparativo para cruzar o Oceano Atlântico, em direção a Salvador, onde serão integrados à frota do sistema ferry boat, informa a Secretaria Estadual de Infraestrutura. Batizadas com os nomes do compositor baiano Dorival Caymmi e do líder quilombola Zumbi dos Palmares, as embarcações dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, conforme a Seinfra. “No momento, estão sendo feitas as adaptações necessárias de mobilidade exigidas pela legislação brasileira. As duas embarcações já são nossas, tiveram os novos nomes gravados  e, logo que possível, a depender também das  condições climáticas, estarão operando, possibilitando mais rapidez e segurança no transporte de passageiros e veículos na Baia de Todos-os Santos”, disse o secretário Otto Alencar. Juntas, as duas embarcações gregas conseguem carregar 380 veículos, capacidade superior à dos cinco atuais ferries. O governo também pretende diminuir o tempo de viagem e espera. Atualmente, os ferries Anna Nery e Ivete Sangalo realizam a travessia em 45 minutos. A estimativa é de que os barcos novos façam o percurso em 35 minutos.
Fonte Bahia Noticias

Operadoras de plano de saúde são obrigadas informar qualidade de prestadores de serviços

Operadoras de plano de saúde são obrigadas informar qualidade de prestadores de serviços
A regra da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que obriga as operadoras de planos de saúde a informar índices de qualidade dos seus prestados de serviço começou a valer nesta sexta-feira (21). A partir de agora, os convênios terão que tornar públicos os atributos de médicos, laboratórios, hospitais e outros serviços. As informações deverão estar disponíveis tanto no site da operadora quanto no livro que traz a rede referenciada. Os hospitais serão avaliados a partir de critérios como taxa de infecção hospitalar, taxa de mortalidade cirúrgica, acessibilidade à pessoa com deficiência, tempo de espera na urgência e emergência e satisfação do cliente. No caso dos médicos, a operadora deverá informar se eles têm residência médica ou algum tipo de especialização, se atendem às normas da Vigilância Sanitária, entre outros. As operadoras que não publicarem as informações poderão ser multadas em R$ 35 mil. As empresas serão responsáveis por verificar a veracidade da informação passada pelo prestador. A medida tem como objetivo “ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários, destacar os atributos que diferenciam os prestadores e ainda estimular a adesão destes profissionais e estabelecimentos de saúde a programas que melhorem seus desempenhos e os qualifiquem”.
Fonte:Bahia Noticias

20 março 2014

Ensino médio no Brasil tem déficit de pelo menos 32,7 mil professores

estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)





BRASÍLIA - O Brasil tem hoje um déficit de pelo menos 32,7 mil professores no ensino médio, concentrado especialmente na área de exatas - faltam mais de 9 mil docentes apenas em Física. Ao mesmo tempo, as redes têm 46 mil docentes sem formação específica, que poderiam ser capacitados, e 61 mil fora das salas, cedidos para áreas administrativas. As conclusões são de auditoria especial do Tribunal de Contas da União (TCU).
A análise feita pelo TCU e Tribunais de Contas de 24 Estados e do Distrito Federal - as exceções foram Roraima e São Paulo, que não aceitaram participar - investigou cobertura, professores, gestão e financiamento do ensino médio. "Boa parte desse déficit poderia ser resolvido com melhoria de gestão", afirmou o ministro Valmir Campello, relator da auditoria.
O déficit de professores pode ser maior, uma vez que houve algumas simplificações nos cálculos para evitar superdimensionamento - por exemplo, professores que dão aulas em duas disciplinas foram registrados como dois docentes.
A investigação apurou grande número de contratos temporários. Em média, 30% dos professores do País têm contratação precária - o índice passa de 60% no Espírito Santo (66,6%), em Mato Grosso (64,8%) e em Mato Grosso do Sul (61%). "É expressivo para um tipo de contratação que deveria ser excepcional. Pode ser a maneira de alguns municípios e Estados fugirem da lei de responsabilidade fiscal", disse Campello.
Recursos. A auditoria encontrou discrepâncias significativas entre o que os Estados informam como investimento em educação no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope), do Ministério da Educação, e outros sistemas.
Os Estados analisados e o Distrito Federal informam investimento de R$ 13,3 bilhões a mais ao MEC do que ao Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), de acompanhamento da Lei de Responsabilidade Fiscal. "Há problemas substantivos sobre qualidade e confiabilidade dos recursos aplicados na educação", afirmou Campello. A auditoria, com recomendações, será enviada ao MEC e aos Estados.

Plano de saúde: veja o valor a ser pago

E aí, você sabe quanto vai pagar pela adesão aos planos odontológico e de saúde? Se não sabe, clique no link abaixo, preencha o formulário, salve os dados e , na outra página, clique em calcular e veja o valor a ser pago:

http://www.saudedoservidor.salvador.ba.gov.br/busca_servidor.php?cpf_nao_encontrado=1

19 março 2014

Servidor municipal faz assembleia, e os Agentes de Saúde na luta e lançando a campanha salarial de 2014

          

   
Em assembleia realizada hoje (18), pela manhã, no Ginásio de Esportes dos Bancários, muitos servidores compareceram-se, atendendo à convocação da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (AACES)  e do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps). Na pauta, o lançamento da Campanha Salarial de 2014, o plano de saúde Hap Vida e o Plano de Cargos e Vencimentos.



A pauta foi discutida e aprovada pela maioria  absoluta dos servidores presentes e, em breve, será apresentada ao gestor. Além disso, por exigência da prefeitura, houve assinatura da ata de presença, a qual será o comprovante para o abono do dia para o servidor. “ O fortalecimento da luta depende do engajamento do servidor”, afirmou Cléber, representante do Conselho Fiscal do Sindseps e diretor da AACES.



Veja abaixo a nossa pauta:
Implantação de curso técnico e mudança do nível fundamental para o médio (ACE e ACS);
Reenquadramento no PCV;
Criação de operação especial para ACE e ACS, que laboram aos sábados e domingos, feriados e noturno;
Inclusão dos ACEs e ACSs na operação carnaval;
Concurso público para ACEs e ACSs, conforme a Lei 11.350;
Isonomia salarial de 40 horas, conforme o PCV da Saúde;
Gratificação de risco de vida para ACE e ACS no mesmo percentual das outras categorias;
Extensão imediata da gratificação de periferia para os ACSs;
Disponibilidade de salas específicas para o P.A. dos ACEs e ACSs com estrutura adequada;
Criação dos cargos de supervisores de área, campo e geral, de acordo com critérios técnicos.
Qualquer dúvida, favor ligar para a associação: (71) 3321-6321 atendimento pela tarde.

Vejam outras fotos clicando em mais informações abaixo:

SINDSEPS PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ PARA OS APOSENTADOS



Casos de dengue diminuem 80% no primeiro bimestre; Salvador continua em estado de alerta


Casos de dengue diminuem 80% no primeiro bimestre; Salvador continua em estado de alerta
Os casos de dengue registrados no Brasil nos dois primeiros meses deste ano caíram 80% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) - Mapa da Dengue, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (18). Em todo o país, foram notificados 87 mil registros entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil nos dois primeiros meses de 2013. A capital baiana é uma das 725 cidades em estado de alerta com a doença, situação já divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no final de janeiro deste ano. O levantamento atual revela que 321 municípios brasileiros estão em situação de risco e 413 em situação considerada satisfatória. A queda nacional também foi observada em relação às ocorrências graves (84%) e óbitos (95%). Para o ministro Arthur Chioro, apesar da redução nos números da dengue, é preciso manter as ações de prevenção. “Nós não podemos baixar a guarda. Não é porque estamos conseguindo, ainda que parcialmente, um excelente resultado em relação à dengue que deixaremos de nos preocupar nos próximos meses ou anos. Portanto, temos que continuar com esse esforço contínuo da sociedade e do poder público para garantir a segurança e saúde da população”, disse.
Bahianotícias

17 março 2014

AACES SEMPRE RESPEITANDO A VONTADE DOS AGENTES DE SAÚDE



Amanhã é o lançamento da campanha salarial dos Agentes de saúde. Tínhamos duas propostas para o  nome da campanha, então lançamos uma enquete no nosso Blog com a seguinte questão:

Ajude a AACES escolhendo o tema da campanha salarial de 2014, votando em


1- Prefeito, arrume a casa dos ACSs e ACEs padrão Fifa.
  50 (42%)
2- Ano de Copa e de Eleição os ACS e ACEs merecem valorização
  67 (57%)


E, depois da escolha dos ACSs e ACEs com 57% dos votos, venceu a frase:

"Ano de Copa e de Eleição, os ACS e ACEs merecem valorização" e, para mostrar nossa responsabilidade e compromisso com a categoria, aí está o tema da nossa campanha salarial de 2014, que você nos ajudou a escolher:


Grande Assembleia Geral


A Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (AACES) e o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) convocam os servidores para uma assembleia geral, que será realizada no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários amanhã, dia 18, às 9h. Na pauta, campanha salarial, rejeição do Hap Vida, Plano de Cargos e Vencimentos, bolsa educação e o que ocorrer. "A participação dos servidores é muito importante para fortalecer o movimento e obter sucesso nas reivindicações", diz Enádio, diretor do Sindseps e presidente da AACES.


Já Luis Fernando diretor da AACES ressalta a importância dos agentes de saúde  em assinar o livro de ata que estará disponível durante a assembleia, porque a relação dos participantes será encaminhada para os distritos sanitários e o C.C.Z para garantir o código
10 dos servidores que estiveram na assembleia.


DIREÇÃO DA AACES PARTICIPA DA CAMINHADA DAS MULHERES COM A FORÇA SINDICAL E A SENADORA LÍDICE DA MATA



Não poderíamos deixar de aproveitar este mês de março, ainda que fora da data do Dia Internacional da Mulher para celebrar as nossas conquistas, e também para fazer todas as manifestações possíveis e necessárias contra a violência, uma realidade terrível que ainda enfrentamos, mesmo depois da Lei Maria da Penha. 


E a mensagem que deixei durante a Marcha das Mulheres realizada nesta segunda, em Salvador, foi a de que, independentemente de partido político, nós precisamos de uma representação parlamentar paritária para fazermos ouvir nossa voz.

Senadora Lídice da Mata


Diretoras da AACES Déa, Cassia e Valdilene na caminhada com a Senadora Lídice da Mata
Vejam outras fotos clicando em mais informações abaixo:

Secretário Nacional da Atenção Básica diz que assistência precisa ir além de ‘postinho de saúde’


Secretário Nacional da Atenção Básica diz que assistência precisa ir além de ‘postinho de saúde’
Foto: Francis Juliano/Bahia Notícias
Em agenda na Bahia nesta segunda-feira (17), o secretário Nacional da Atenção Básica, Helvécio Magalhães, disse que o país precisa “insistir” no que chamou de “caminho brasileiro para o Sistema Nacional de Saúde”. A proposta, segundo ele, tem como base a convivência com o setor privado na prestação de serviços e a ampliação da assistência básica. “Não é [assistência] de postinho de saúde, com médicos de vez em quando, que vai resolver, mas sim unidades robustas, bem equipadas, com banda larga, prontuário eletrônico, com equipe com carreira e com concurso público”, disse ao BN, durante a Aula Inaugural de semestre no Instituto de Saúde Coletiva (ISC-Ufba). De acordo com o gestor, que substituiu o ministro Arthur Chioro em visita ao estado, os principais problemas da saúde brasileira passam também por financiamento, formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde e ampliação do número de médicos e de vagas de medicina. “Nós não podemos deixar de dizer que, apesar de todas as dificuldades momentâneas, ainda investimos pouco em saúde”, avaliou Helvécio, antes de participar do debate sobre os desafios da Saúde no ISC-Ufba. 

Bahianotícias

A LUTA NÃO PODE PARAR, AACES E SINDSEPS ESTÁ AÍ PARA LUTAR


Associação dos Agentes Comunitários e Endemias de Salvador