30 novembro 2013

Com alto número de casos de Aids, Subúrbio recebe mutirão de teste gratuito de HIV
Foto: Reprodução
Os usuários de terminais ferroviários de Salvador podem fazer, a partir desta sexta-feira (29), testes gratuitos de HIV e sífilis com o projeto Estações da Prevenção. A campanha da prefeitura de Salvador marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, datado nesta segunda-feira (1º). A proposta também leva informações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com a distribuição de cartilhas educativas. A subcoordenadora de DST/Aids do município, Rosângela Fontes, explicou, em conversa com o Bahia Notícias, que a região do Subúrbio foi escolhida porque tem grande circulação de pessoas durante todo o dia e é um dos distritos sanitários com maior número de incidência da doença, com 80 casos confirmados em 2012. O bairro líder é o Rio Vermelho, com 95 ocorrências no mesmo ano. “O teste é simples, não precisa de jejum. É feito com o sangue da polpa do dedo e em 30 minutos já tem o resultado”, explica. Antes do exame, os agentes comunitários são orientados a fazer um aconselhamento, informar sobre a doença e as medidas de prevenção. “O mais importante é a iniciativa de ir fazer o teste. Muitas vezes, a pessoa não quer saber sua condição”, alerta. Com o diagnóstico precoce, é possível melhorar a qualidade de vida e prevenir a transmissão involuntária do vírus. De acordo com a subcoordenadora, caso o exame de HIV dê positivo, o paciente será encaminhado para atendimento em unidades de saúde; já o teste rápido de sífilis é uma triagem, com necessidade de exames posteriores para confirmar a doença. Ela alerta para o “comportamento de risco”, com o descuido do uso da camisinha para prevenção da transmissão e acréscimo, nos últimos anos, de incidência entre heterossexuais e mulheres. O projeto esteve nesta sexta (29) na estação da Calçada e nesta segunda (2) e terça (3), irá para Plataforma e Periperi, respectivamente. Nos outros dias do ano, a população poderá procurar os postos de saúde da cidade, que também oferecem os testes de detecção de HIV. Salvador é a 12º capital do país com mais casos de Aids. Entre 2007 e 2012, foram notificados no município 3.246 casos da doença, 78 deles identificados em menores de 10 anos. 

28 novembro 2013

Chuva em Salvador | 28/11/2013 Internautas brincam com transtornos causados pelas chuvas em Salvador

Internautas brincam com transtornos causados pelas chuvas em Salvador
Foto: Montagem/ Uilson Salvador
Como acontece em dias de fortes chuvas em Salvador, com alagamentos em diversas vias da cidade, os moradores voltaram a brincar, na tarde desta quinta-feira (28), com os transtornos sofridos pela população. Os usuários das redes sociais, além de divulgar fotos dos principais pontos críticos de alagamento, também postaram montagens que ironizam a situação. Entre as brincadeiras compartilhadas, está a de Uilson Salvador, que colou a imagem de surfista em meio à Avenida ACM, nas proximidades da loja Comercial Ramos. Vídeo produzido por Felipe Blanco e postado no Youtube mescla imagens registradas no Rio Vermelho com frames que lembram um filme de terror. Confira:




Lídice da Mata e candidata a governadora confirma Eliana Calmon no PSB e traz Campos e Marina a Salvador


A senadora Lídice da Mata confirmou em entrevista na manhã desta quarta-feira, à Rádio Metrópole, que  a ministra Eliana Calmon irá se filiar ao PSB tão logo conclua o processo de aposentadoria já protocolando junto ao Superior Tribunal de Justiça.
“Estamos fechando esta agenda do governador Eduardo Campos para que, juntamente com a ex-ministra Marina Silva, ele possa vir a Salvador para a cerimônia de filiação da Dra. Eliana Calmon, o que nós esperamos que possa ocorrer entre o dias 18 e 20 de dezembro”, disse.
“Eu acho que a presença numa chapa de mulheres de alguém como Eliana, alguém que não é da política tradicional, que nunca exerceu cargo politico, e que é uma figura pública muito corajosa, é mais uma simbologia que se agrega ao nosso fazer político”, destacou Lídice, apresentada por Mario Kertész como primeira prefeita de Salvador, premeria senadora da Bahia e, quem sabe, primeira governadora do Estado.
Eliana deverá compor a chapa do PSB como candidata ao Senado, uma parceria que levou Lídice a comparar as eleições de 2014 com as de 1990, quando compôs com Salete e Beth Wagner a chapa feminina que ficou conhecida como “As Três Marias”.


Lídice reconheceu que não há mais  possibilidade de ser escolhida como candidata do governador Jaques Wagner ao governo do Estado, como chegou a aventar anteriormente à saída do PSB do governo Dilma, mas que se engana quem pensa que vai ter como principal palco da sua campanha  a crítica ao governo.
“Eu não posso participar de um governo por sete anos e depois sair batendo como se nunca ali tivesse estado. Eu tenho que partilhar do bônus desse governo, do qual o meu partido é aliado de primeira hora. Eu me elegi senadora nesse campo e não posso dizer aos que votaram em mim ontem que discordo de tudo o que foi feito, mas eu posso me colocar como alguém que tem propostas e opiniões sobre o governo da Bahia diferentes da do governo”, pontuou.
Lídice contrapôs o discurso hegemônico de polarização da disputa eleitoral entre os dois principais campos políticos do país – liderados por PT e PSDB – ao que chamou de uma tendência natural no Brasil de pluralidade partidária. Defendeu a alternância de poder e criticou as alianças de largo espectro.
“Não é porque o PT é o maior partido e tem a presidente da República e o governador que tem que ser o líder da frente politica e do projeto politico que estabelecemos na Bahia. Eu acho que um projeto politico para ser perene e pra constituir um processo de agregação e de representação simbólica daquilo que o eleitor escolheu tem que abrir espaço dentro da própria frente, e também tem que ter limite, ele não tem que ser um projeto de unanimidade, ele tem que representar valores. Nós temos que atuar na política sabendo que a política tem um caráter pedagógico, que aquilo o que fazemos e dissemos é apreendido pela população como verdadeiro então nós temos que corresponder a isso”, destacou.
Para Lídice, a votação em dois turnos possibilita aos partidos políticos apresentarem-se com seu próprio discurso no primeiro turno, para depois lançarem uma composição de forças dos que pensam mais assemelhadamente.
“A engenharia politica foi modificada e dá espaço para novas composições, as ruas demonstram isso, mas não só as ruas, a vontade popular expressa em muitos momentos, as pessoas ficam cansadas de cenários que ficam estanques e se contrapondo um ao outro sem oferecer alternativas de novos tons políticos”, analisou.
“A Bahia se modernizou e o governo de Wagner contribuiu com isso, mas ele não representa todas as possibilidades de modernização da politica baiana. Há espaço pra novos caminhos e nós queremos provar isso”, finalizou.
Foto: Alessandro Dantas
Assessoria de Imprensa

Acabou a novela do PT, O governador decidiu Rui Costa é o candidato ao governo em 2014



Sem novidades, o governador Jaques Wagner anunciou, na manhã desta quinta-feira (28), que o secretário da Casa Civil, Rui Costa, é o candidato do PT ao governo baiano. Antes da confirmação, ele se disse democrático, entretanto,  afirmou que  “não ia perder  a liderança na condução de um processo eleitoral”.
 

A escolha por Rui não é nenhuma novidade. Todos sabiam da preferência do governador. Ainda assim, os outros três petistas – José Sérgio Gabrielli, Walter Pinheiro e Luiz Caetano – investiram em encontros grandes para mostrar a força que cada um tem entre a militância. Mas não adiantou. O governador democrático, foi, desta vez, monocrático.
 

Apesar da confirmação em entrevista a Mário Kertész agora há pouco, está mantido o dia 30 como o ‘grande dia', quando o nome de Rui será oficializado, em encontro do partido e posse da nova executiva do PT. Um dia antes, amanhã, os quatro petistas vão se reunir no diretório estadual para debater o que já está definido.

Militância unida

Segundo Jaques Wagner, a sigla vai marchar unida, independentemente das paixões. “Depois do nome escolhido todo vão para as ruas. Em janeiro, vai haver encontro de delegados e lá Rui vai se colocar, se apresentar (como o candidato)”.


Wagner confirmou que Gabrielli era, sim, o candidato da preferência do ex-presidente Lula. "Quando ele deixou a Petrobras, o presidente Lula me chamou e fez a sugestão. Eu disse que não podia prometer nada porque em política tem fila". 


Sobre a preferência por Rui, dentre tantos adjetivos, Wagner citou que o partido precisar criar novas lideranças. "Temos que apostar em uma geração que tenha entre 40 e 50 anos. E Rui tem 50".


Com a confirmação de Rui na cabeça de chapa, o quadro está quase todo fechado, faltando apenas a indicação para a candidatura a vice-goverandor, já que o atual, Otto Alencar, é cotada para o Senado.


Wagner afirmou que tem mantido conversas com os demais partidos da base e afirmou que ontem esteve com o presidente nacional do PTB, Benito Gama. O partido deve aderir a base. O que está sendo ofertado ain da está no campo da especulação: uma secretaria.
Fonte: Bocão News

Prefeitura apresenta novo programa de bolsas de estudo para 2014

Os responsáveis pelas escolas particulares de Salvador conheceram os novos critérios de concessão de bolsas de estudo aos dependentes dos servidores públicos. A nova proposição do programa foi apresentada ontem pelo secretário de Gestão, Alexandre Pauperio, que de forma pontuada foi esclarecendo e respondendo às dúvidas dos gestores educacionais. O programa foi aperfeiçoado visando ampliar o alcance do benefício e priorizando a transparência no uso dos recursos públicos. Com os novos procedimentos, o número de bolsas concedido será ampliado.
A participação exclusiva para escolas sediadas em Salvador, a concessão de 10% de desconto sobre o valor da anualidade e a regularidade com as três esferas de poder (municipal, estadual e federal) são alguns dos critérios estabelecidos para o novo credenciamento das escolas particulares. De acordo com Pauperio, a expectativa para a assinatura do edital de chamamento público para a inscrição das unidades de ensino será na próxima semana.
A previsão do cronograma de execução dos novos procedimentos do programa é publicar, após o chamamento para credenciamento das escolas, o aviso de seleção e as inscrições. Em dezembro será anunciado às instituições de ensino e aos servidores a relação de contemplados com as bolsas.
O foco das modificações tanto para as escolas quanto para os servidores na execução do programa é garantir o aumento do número de concessão de bolsas e o acesso de dependentes de servidores que mais precisam. Fica garantida, com a nova modalidade, a seleção dos contemplados passando por avaliações do número de filhos, remuneração e tempo de serviço do servidor de carreira.
O valor do teto máximo de cada nível do ensino (infantil, fundamental e médio) e a forma de repasse da verba também já foram definidos, assim como a manutenção do valor investido na educação do servidor em R$ 10,9 milhões.

AGENTES DE SAÚDE VÃO TRABALHAR COM TABLETS.


Tablets serão utilizados para ações de mobilização social e comunicação em saúde junto à população
A partir do próximo mês todos os agentes comunitários da saúde receberão da SES - Secrertaria de Estado de Saúde ,  tablets
O projeto Agente Conectado de Saúde visa a utilização do aparelho para  o recebimento de dados em tempo real e também para a mobilização social e comunicação em realãoa saúde com a população. O projeto faz parte do Program Mães de Minas  e ira colaborar para melhorar a vigilância da saúde da gestante e do bebe.
Nessa primeira etapa do programa, oito municípios serão contemplados ainda na primeira quinzena de dezembro, o restante do material será entregue ate junho de 2014. Tanto a entrega quanto o gerenciamento desse material serão feitos em parceria com os municípios.
 Segundo a referência técnica da SES no projeto Agente Conectado, Rodrigo Queiroga, o programa será uma maneira de mobilizar os profissionais que atuam na atenção primária. “Esta é uma forma de engajar os agentes comunitários nas principais causas da saúde, como a luta contra a dengue e a redução da mortalidade infantil. Através dos tablets, o agente terá acesso a um material importante, como vídeos e aulas, que o ajudará a promover a educação social na área da saúde”, afirma. 
 A proposta é que os tablets sejam utilizados para o pré-cadastro das gestantes no programa Mães de Minas, realização de cadastros fotográficos, meio de troca de informações e como biblioteca de documentos utilizados no contexto de trabalho do agente. “O projeto é importante por ser uma maneira de valorizar e resgatar, junto aos agentes de saúde, a importância do trabalho deles em prol do bem-estar da população. A tecnologia será um meio colaborador desse trabalho”, comenta Rodrigo Queiroga. 
 Por meio do projeto Agente Conectado, será criada uma rede de agentes comunitários, com o intuito de compartilhar informações. Além disso, o lançamento manual dos dados será evitado, melhorando a agilidade e qualidade do lançamento das informações que poderá ser acompanhado em tempo real pelos gestores de saúde. 

 O projeto está vinculado ao Programa Estruturador Saúde em Casa, ação estratégica que propõe a ampliação da qualidade dos serviços de atenção primária à saúde, com ênfase em ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da família. 

FONTE: JORNAL DE UBERABA.

A Travessia Salvador-Mar Grande é suspensa por conta do mau tempo

Seguindo orientação da Capitania dos Portos da Bahia, a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) suspendeu, às 13h30 desta quinta-feira (28), as operações da travessia marítima Salvador-Mar Grande. Com o mau tempo em Salvador, as condições de navegação na Baía de Todos os Santos ficaram impróprias para o funcionamento normal do sistema. Desde às 12h, com os fortes ventos, o mar ficou agitado e a visibilidade comprometida. Também por conta do mau tempo, as escunas de turismo do passeio às ilhas da Baía de Todos os Santos não zarparam hoje do Terminal Náutico da Bahia. Já os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operaram com conexão em Itaparica, de onde os passageiros seguiram via terrestre até a Ponta do Curral, em Valença, e fizeram a travessia até o Morro. A Astramab informa que com antecedência omunicará aos usuários quando a travessia de Mar Grande retomará as operações normais. Para hoje, no estanto, o sistema seguirá parado.

Fonte:Politica Livre

Via Expressa também é alagada pela chuva

Inaugurada no último dia 1º de novembro, a Via Expressa ficou alagada com as fortes chuvas que atingem capital baiana desde a manhã desta quinta-feira (28), assim como todas as principais vias de Salvador. A grande quantidade de água deixa o trânsito congestionado em diversas regiões da cidade.
Fonte:Bahia Noticias
Fotos: Vítor Fernandes

27 novembro 2013

Contracheque já está disponível

Colegas, o contracheque está disponível.

Agentes de combate à dengue e população local de Cosme de Farias Distrito de Brotas promovem conscientização e mobilização




Agentes de saúde de Salvador, em parceria com os comerciantes do bairro de Cosme de Farias, promovem evento de conscientização sobre o mosquito da dengue. A mobilização tem o apoio da AACES, Frente da Transparência e Sindseps.


Se cada cidadão fizer a sua parte, tiver cuidado com a água parada, deixar as garrafas e pneus virados para baixo, fechar as caixas d'água, entre outras medidas, conseguiremos acabar com o mosquito da dengue. Parabéns aos agentes de combate à dengue e mobilizadores pelo importante trabalho!


Vejam outras fotos do evento clicando em mais informações abaixo:

NOTA DE FALECIMENTO


E com muita tristeza que informamos o falecimento do Sr. Isaac Assis irmão da nossa colega Márcia Assis lotada no P.M.C.D distrito de Cajazeiras. Que Deus conforte os corações de seus familiares, O horário do sepultamento será hoje 27/11 ás 16 horas nas Quintas dos Lázaros Baixa de Quintas e mais informações falar com o colega Ademir 8770-7915
A diretoria da AACES deseja muita força e fé em DEUS  para superar a perca, um grande abraço colega .

DEPUTADOS FEDERAIS ALIADOS DE DILMA, ESTÃO COM MEDO DOS AGENTES DE SAÚDE.


FOTO: DIVULGAÇÃO.



O drama do governo federal é o aumento do gasto público, o dos deputados é ter uma categoria profissional, formada por 260 mil agentes comunitários da saúde e 63 mil agentes de combate às endemias, fazendo propaganda negativa durante a campanha eleitoral do ano que vem.
Está nas mãos do vice-presidente Michel Temer convencer os governistas enfrentar o tema e encontrar uma saída para impedir a votação do reajuste do piso dos Agentes Comunitários de Saúde sem que a Câmara dos Deputados seja paralisada. Ele recebeu a delegação da presidente Dilma durante a reunião do Conselho Político. 
Neste 27/11, Temer vai reunir os líderes do governo para tentar encontrar uma saída.
A paralisação da Câmara, para evitar que vá a voto o projeto dos Agentes Comunitários de Saúde, que tem um impacto de cerca de R$ 2 bilhões nos gastos públicos, foi a tônica do debate dos líderes aliados na reunião da noite desta segunda-feira 25/11, no Palácio do Planalto.
Encerrar os trabalhos da Câmara neste ano, sem votar mais nada, foi a linha defendida, com ênfase, pelo líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ). Mas isso provocará alguns problemas políticos. Se este for o caminho adotado, não seria votado, por exemplo, o Marco Civil da Internet.
Mas outros líderes, como o do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), argumentaram que não votar mais nada não resolvia o problema, pois ele continuaria na agenda para ser enfrentado no início do ano que vem. Há ainda outro complicador.
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), tem dado mostras que não se conforma com a paralisação dos trabalhos da Casa. Ele já antecipou que pretende colocar a proposta na pauta e os líderes do governo terão que arcar com o ônus de impedir a votação.

FONTE: O GLOBO BLOG

26 novembro 2013

Carro da vereadora Ana Rita é rebocado por estacionar em local proibido


Nesta terça-feira (26), enquanto acontecia a calorosa sessão na Câmara Municipal de Salvador, quando os vereadores de oposição tentaram aprovar um requerimento convidando o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, para esclarecer as denúncias de pagamento de propina a auditores fiscais subordinados a ele em São Paulo, o carro da vereadora Ana Rita Tavares era rebocado. O veículo oficial da vereadora que estava estacionado em um local proibido próximo da Câmara foi rebocado por um guincho da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (TRANSALVADOR).
 
 
Em conversa com o Bocão News, a vereadora lamentou o ocorrido. “Nós realmente constatamos que um assessor nosso estacionou em lugar proibido. Ele não sabia. Mas a lei é para todos, não tem porque eu ser tratada de uma forma diferente. O que tiver que pagar será pago”, argumenta. Ainda em conversa, Ana Rita disse que o assessor é um excelente trabalhador que infelizmente cometeu esse equivoco, mas que não será aplicada nenhuma punição.

PEC do Voto Aberto será decidida nesta terça, afirma senador

PEC do Voto Aberto será decidida nesta terça, afirma senador
Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou nesta segunda-feira (25) que há acordo entre as lideranças dos diversos partidos para a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, que acaba com o voto secreto no âmbito do Poder Legislativo. Apesar de não haver consenso acerca do mérito da matéria, existe a expectativa de que o texto seja apreciado. "Já se chegou a uma posição que, com a presença de muitos ou poucos parlamentares, não se pode mais adiar essa matéria e, portanto, o Senado cumprirá o seu papel e vai votar nesta terça-feira”, disse Jucá à Agência Senado. O senador apresentou três destaques, que são pedidos para que trechos do texto original da proposta sejam votados separadamente. O peemedebista defende a manutenção do voto secreto em alguns casos, como análise de vetos presidenciais e indicação de autoridades. Segundo o parlamentar, "para proteger a posição do parlamentar perante pressões do governo e daqueles que vão ser indicados". Jucá reconheceu não haver acordo sobre os destaques e refutou notícia publicada pela imprensa sobre uma possível articulação para suprimir do texto final da proposta o fim da eleição em segredo para integrantes das Mesas do Senado e da Câmara. O senador afirmou que não há esse tipo de dispositivo para a Mesa, separadamente.
Fonte:Bahia Noitcias

24 novembro 2013

Recado duro da CONACS é levado por André Moura ao Congresso Nacional

NOTA DE FALECIMENTO


E com muita tristeza que informamos o falecimento do Sr. Antonio Carlos Damasceno Tio da colega Valdilene que também é diretora da AACES e lotada no programa da leptospirose. Que Deus conforte os corações dos seus familiares , O sepultamento acontecerá dia 25/11 as 10:00 no cemitério de Simões Filho na mesma cidade.
A diretoria da AACES deseja muita força e fé em deus para superar a perca, um grande abraço colega .

MPs de Dilma criam gastos de R$ 96,3 bilhões

por Lu Aiko Otta | Agência Estado
MPs de Dilma criam gastos de R$ 96,3 bilhões
Foto: José Cruz/Agência Brasil
As propostas que a presidente Dilma Rousseff enviou este ano ao Congresso na forma de medidas provisórias (MPs) provocam um impacto nas contas públicas de R$ 96,3 bilhões nos próximos anos. É o que mostra levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo. O cálculo contempla aumentos de despesa em relação ao previsto no ano e propostas que envolvem renúncia de arrecadação. As estimativas foram feitas pelo governo e estão nas exposições de motivos, textos explicativos que devem acompanhar cada uma das MPs. O efeito das propostas sobre as contas públicas contrasta com o discurso de austeridade reforçado pela presidente nos últimos dias, num esforço para recuperar a credibilidade no mercado. No microblog Twitter, ela reafirmou a intenção de cumprir a meta de resultado das contas públicas - tarefa facilitada pela aprovação, esta semana, de uma regra que desobriga o governo federal de fazer uma economia extra para compensar a insuficiência de resultado de Estados e municípios. Entram na conta medidas como o perdão de dívida de agricultores do Nordeste prejudicados pela seca, de R$ 380 milhões, e até um gasto de R$ 60 milhões para recuperar equipamentos de geração de energia para doá-los à Bolívia. Entram também as MPs que não foram aprovadas a tempo e perderam a validade, como a 616, que cortava o PIS e a Cofins sobre o transporte urbano, a um custo estimado de R$ 1,3 bilhão este ano. Mesmo canceladas, essas MPs geram efeito no período em que vigoraram. Por outro lado, há MPs que causam impacto nas contas públicas que não estão expressos na exposição de motivos. É o caso da 620, que criou o programa Mais Médicos, já convertida na Lei 12.871. O Ministério do Planejamento afirma que as MPs tiveram como foco o incentivo à economia e que os impactos para as contas públicas nos anos seguintes serão incorporados aos cálculos do Orçamento. 

PRESIDENTE DILMA IMPEDE VOTAÇÃO DO PISO COM ESTRATÉGIA RASTEIRA



Os agentes de saúde juntamente com Associações, sindicatos e a CONACS, adotaram a tática de atacar pessoalmente cada deputado federal, para que ele fosse a favor da votação da regulamentação do nosso piso nacional.

Munidos de botons e de uma mensagem política destinada a cada um dos deputados, os agentes de saúde  se fizeram presentes em todas as mobilizações em Brasília. Na mais recente, ocorrida dias 18 e 19, percebemos no semblante de todos os deputados com os quais tivemos contato, que não era mais possível fugir da votação.

 Todos os deputados ficaram encurralados com a nossa pressão e das duas uma, seriam expostos no plenário se votassem contra o piso ou votariam a favor dos agentes.

Sabendo que se o PL 7.495/2013, fosse posto em votação os deputados não teriam como fugir, a Presidente Dilma rasteiramente convocou uma reunião todos os líderes de partidos e com todos pediu para que assinassem o Pacto pela Responsabilidade Fiscal, documento este, que assinado pelos membros do Conselho Político, firma o compromisso de não votar nenhuma matéria este ano que gere despesas para a União.

O alvo principal da Presidente Dilma nessa atitude vil e covarde, foi o piso dos agentes, pois ela tem certeza que se o PL 7.495/2006 fosse colocado em votação, os deputados aprovariam e se ela quisesse se expor teria que vetar. Ela sabe que vetar a matéria é mais desgastante e negativo pra ela, mas deveria saber também que não somos mas tolos e temos a coincidência de que essa atitude se equipara ao um veto da parte dela.

Sem medo de errar, afirmo que vergonhosamente o nosso Congresso Nacional é subserviente a Dilma e se ajoelha aos seus pés a hora que ela quiser. A separação dos poderes Legislativo e Executivo contidos na Constituição de 1988, não funciona em Brasília é meramente simbólico, pois lá manda quem pode(Dilma) e obedece quem tem juízo (deputados).

Taxamos o boicote a votação do nosso piso, como uma verdadeira afronta a Democracia do País e demonstração da vergonhosa superveniência do Legislativo ao Executivo.

“Viva a escravização dos deputados! Viva a Presidente Dilma que se precisar dará de chicote no legislativo”.                                                                

FONTE: Blog do Cosmo Mariz

23 novembro 2013

Saúde: 17 praias de Salvador e RMS estão impróprias para banho

Saúde: 17 praias de Salvador e RMS estão impróprias para banho
Foto: Divulgação
Após avaliar 34 praias de Salvador e Região Metropolitana, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) certificou que 17 estão impróprias para banho. De acordo com informações divulgadas pelo órgão nesta sexta-feira (22), os banhistas devem evitar entrar no mar em regiões de Periperi, Penha, Bogari, Pedra Furada, Roma, Canta Galo, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário e Buraquinho. Com base nos parâmetros do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), as praias são consideradas irregulares quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentam resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli.
Fonte: Bahia Noticias

22 novembro 2013

Servidores debatem diretrizes do plano de saúde da categoria, e a AACES estava lá

audiencia_plano_saude (2)
Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (22), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, os servidores públicos da capital baiana discutiram as diretrizes da assistência à saúde que será oferecida à categoria. Como esteve presente em todas as etapas da elaboração do plano e ajudou a construir a Lei 050/10, que dispõe sobre o assunto, o Sindseps foi convidado para debater os detalhes e o processo de implantação da assistência à saúde do servidor municipal.
O presidente da AACES Enádio e a vereadora Fabiola Mansur 

projeto de lei que trata sobre o plano deve ser votado na Câmara de Vereadores na próxima semana. O modelo escolhido durante os diversos debates com os servidores foi o credenciamento. Somente se esse formato não der certo, ou seja, não atrair empresas operadoras de planos de saúde, o Sindicato e a gestão voltarão a discutir outra possibilidade. Entretanto, como este modelo é praticado nas autarquias SUCOM, Transalvador e SUCOP, o Sindseps entende que o credenciamento será o melhor para os demais servidores.
audiencia_plano_saude (4)
“Inúmeros servidores morrem por ano em filas do SUS, sem assistência médica de qualidade. Nós, trabalhadores municipais, estamos desmotivados, doentes física e mentalmente, e precisamos com urgência da nossa assistência à saúde. Nós temos esse direito e a Prefeitura tem o dever de nos dar o nosso plano”, afirmou o diretor do Sindseps Everaldo Braga. Ele destacou que o Sindicato cobra que a Prefeitura forme uma comissão paritária para avaliar e controlar o credenciamento das empresas e a inclusão e exclusão dos trabalhadores no plano.

audiencia_plano_saude (5)
A Prefeitura deverá arcar, no total dos custos, com 60% e os servidores com 40%. O servidor não é obrigado a contratar o plano, ele é por adesão e seguirá o rol de procedimentos mínimos disposto pela Agência Nacional de Saúde (ANS). “Em relação aos valores haverá uma regra diferenciada para os que recebem menores salários e possuem mais idade, pois eles podem pagar menos e até não pagar nada para terem o plano, mas isso ainda dependerá dos resultados do credenciamento. Estaremos atentos à tudo isso e lutando para que todos tenham acesso à saúde de qualidade e com preços acessíveis”, explica o diretor do Sindseps Bruno Carianha.

Os planos das autarquias serão mantidos sem qualquer mudança, o Centro Médico e Odontológico (CMO) deverá ser utilizado para medicina ocupacional e para funcionamento da junta médica do município. Serão destinados R$ 49 milhões para a assistência à saúde do servidor em 2014 e a estimativa é que ela atenda 39 mil trabalhadores públicos e dependentes. Graças ao Sindseps, o plano não estará dentro da margem consignável, o que permitirá que todos tenham acesso à assistência.
audiencia_plano_saude (13)
Participaram do evento os diretores do Sindseps Marcelo Rocha, Jardel Silva, Jefferson Maciel, Francisco Almeida, Helivaldo Alcântara (Alemão) e os presidentes das associações AACES, Assesp e Abasa, Enádio Pinto, Alex Mendes e Pedro Barretto, respectivamente.
Fonte: SINDSEPS

AGENTES DE SAÚDE PROTESTAM EM FORTALEZA DURANTE A VISITA DE DILMA


Grupo protesta contra presidente Dilma em Fortaleza (Foto: Diana Vasconcelos/G1 CE)Grupo protesta contra presidente Dilma em Fortaleza (Foto: Diana Vasconcelos/G1 CE)
Agentes de saúde de Fortaleza realizam um protesto na manhã desta sexta-feira (22) no Centro de Fortaleza, onde a presidente Dilma Rousseff dará a ordem de serviço da linha Leste do Metrô de Fortaleza. Os agentes manifestam contra o pacto feito por líderes políticos para votar projetos que onerem o governo, o que obstruiu o projeto para regularizar o piso salarial dos agentes.
"Estamos sem definição do piso, com a pauta garantida, mas obstruída pelos projetos de urgência da presidenta Dilma. Com isso fica impedindo a regulamentação do piso salarial dos agentes de saúde", reclama Ilda Angélica, vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde.
saiba mais

A polícia fez uma barreira de contensão para impedir que os manifestantes tivessem acesso ao local onde será dada à ordem de serviço, no Centro de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o protesto ocorre de forma pacífica e sem ocorrências.
"Estava tudo certo para ser votado o nosso projeto, e depois, numa jogada, a presidente chamou os líderes partidários para que não votassem nenhum projeto que onerasse o governo. Isso deixou a nossa situação dificultosa", diz Luiz Cláudio, diretor da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde.
A presidente Dilma Rousseff (PT) está em Fortaleza na sexta-feira (22) em sua quarta visita aoCeará neste ano. A chegada da presidente ocorreu às 9h, com desembarque na Base Aérea de Fortaleza. De lá, ela segue para o centro de Fortaleza, onde junto com o Governador Cid Gomes e o Secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, assina a Ordem de Serviços das obras civis da Linha Oeste do Metrô de Fortaleza.
Grupo protesta contra presidente Dilma em Fortaleza (Foto: Diana Vasconcelos/G1 CE)Grupo protesta contra presidente Dilma em Fortaleza (Foto: Diana Vasconcelos/G1 CE
)

Campos confirma candidatura de Lídice e defende 'novo tempo na Bahia' com outras forças políticas

Campos confirma candidatura de Lídice e defende 'novo tempo na Bahia' com outras forças políticas
Governador de Pernambuco participou de programa na Tudo FM | Foto: Divulgação
O governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), garantiu ontem quinta-feira (21) que o partido lançará a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo da Bahia nas eleições do ano que vem. “O PSB tem, sim, total interesse em discutir um programa para a construção de um novo tempo na Bahia. Um tempo em que nós possamos, ao lado de outras forças políticas, ajudar o desenvolvimento econômico, sustentável, a melhoria da qualidade dos serviços públicos, sobretudo a segurança, saúde, a logística na Bahia, com obras estruturantes para melhorar o ir e vir das pessoas e da produção”, afirmou em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102,5. O líder pernambucano ainda falou da manutenção dos cargos da legenda no governo baiano, que deverão ser entregues até o final do ano. "Nós temos estados em que o PSB governa e o Partido dos Trabalhadores participa, e temos outros lugares onde o PT governa, como na Bahia e no vizinho estado de Sergipe, em que participamos da gestão comandado pelo Partido dos Trabalhadores. É claro que, na medida em que teremos candidaturas distintas, o PT da Bahia terá o seu candidato e nós vamos ter o nosso candidato, nós efetivamente deveremos deixar o governo muito à vontade e seguir o nosso caminho”, disse. Campos confirmou também uma vinda à Salvador, junto com a ex-senadora Marina Silva (PSB), entre os dias 15 a 20 de dezembro. “Estamos neste instante discutindo com a nossa militância, discutindo com outros parceiros, não só em Salvador e Região Metropolitana, mas no interior baiano essa possibilidade, que anima a nossa militância e o nosso partido”, informou.
Fonte: Bahia Noticias

NOTA DE FALECIMENTO


E com muita tristeza que informamos o falecimento do Sr. Paulo AVÔ do nosso colega Luis Américo lotado no programa da leptospirose. Que Deus conforte os corações dos seus familiares , O sepultamento acontecerá hoje a a tarde as 15:00 no cemitério de plataforma na cidade Baixa.
A AACES deseja muita força e fé em deus para superar a perca, um grande abraço colega .