31 março 2013

ABAIXO ASSINADO PELA REGULAMENTAÇÃO DO PISO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE.




FOTO: DIVULGAÇÃO.


ABAIXO-ASSINADO: PRESIDENTA DILMA QUEREMOS A REGULAMENTAÇÃO DA EMENDA CONSTITUCIONAL 63/2010, JÁ!

Para: EXCELENTÍSSIMA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF

Nós agentes de saúde do Brasil, vimos respeitosamente à presença de Vossa Excelência, solicitar que seja enviado um projeto de lei a Câmara Federal ou ao Senado, para regulamentar a Emenda Constitucional nº 63/2010, que versa sobre o piso nacional dos agentes de saúde de todo Brasil.
Não custa lembrar que graças aos agentes de saúde de todo Brasil, diversos programas sociais são executados, a exemplo do Programa Bolsa Família e Programa Saúde na Escola entre outros.
Aos agentes de saúde cabem o papel de maior importância para o Sistema Único de Saúde-SUS, qual seja exercer suas funções como porta de entrada para os SUS, atuando nas áreas mais remotas do País, arriscando inclusive as suas próprias vidas para levar saúde pública às famílias brasileiras.


OBS: AO PREENCHER OS DADOS E ASSINAR, TERÁ QUE IR A CAIXA DE ENTRADA DO E-MAIL PARA CONFORMAR A ASSINATURA.
VAMOS COLOCAR MAIS DE 1 MILHÃO DE ASSINATURAS, NÓS PODEMOS, POIS SOMOS MAIS DE 300.000 MIL  AGENTES DE SAÚDE NO BRASIL.

FONTE: COSMO MARIZ.

30 março 2013

TEM GENTE QUE NÃO CRIA NADA E NEM SABE COPIAR





Somos agentes de saúde ACE e ACS, dentro do quadro da SMS somos a única categoria que trabalha 40 horas e recebemos como 30 horas, convocamos e teremos uma grande assembleia apenas com agentes de saúde no dia 09 de Abril ás 14 Horas no auditório do Sindicato dos Bancários, chamamos todos para a luta coletiva, afinal o que nos une deve ser maior, do que nos separa, mas infelizmente não podemos mudar a cabeça das pessoas que se prende em suas vaidades pessoais, temos um histórico de luta e vitorias desde o concurso até o horário ininterrupto, e agora aparecem falsos lideres com falsas entidades, com um único objetivo que é atrapalhar, copiando parte da nossa pauta e pedindo o que já temos kkkkkk, como o auxilio periferia para os ACE, s, estamos cobrando para os ACS, este sim em sua maioria não recebe, para vocês verem o grau de conhecimento desses paraquedistas, portanto tenham cuidado, e não acreditem em quem vocês não conhecem, nem tão pouco    seus currículos?

Tem gente que é contra ao horário ininterrupto e pousa que é a favor, vamos desmascarar essas pessoas em nossa assembleia, venham e verá, quem finge está do lado dos trabalhadores em sua frente, e por trás pede para acabar com o horário ininterrupto.

Duvidas Associação dos agentes de Saúde de Salvador Rua das Vassouras, nº 23, Edifício Fleming, sala 602, Centro, Salvador-Ba, CNPJ: 16.753.325/0001-85. O resto é resto, é falsificação.

VEREADORA FABÍOLA MANSUR CONVIDA OS AGENTES DE SAÚDE

SESSÃO ESPECIAL COMEMORATIVA A COSME DE FARIAS 02 DE ABRIL DE 2013 ÁS 19 HORAS NA CÂMARA DE VEREADORES, O CRIADOR A LIGA CONTRA O ANALFABETISMO E DEFENSOR DOS POBRES


MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE ESTAMOS DENTRO



O QUE É A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
A proposta da Grande Mobilização da Saúde é realizar uma grande ação unificada pela internet, ou seja, na data estabelecida (07 de abril de 2013) os profissionais da saúde acessarão sites das Secretarias de Saúde de seus municípios, estado e do Ministério da Saúde para manifestar-se sobre questões que envolva melhores condições de trabalho. Na referida data também acessarão o Twitter, Facebook, Blog’s, YouTube etc., ligados as referidas secretarias e procederam da forma indicada.


QUAIS OS OBJETIVOS DELA?
Objetivo geral: Buscar o fortalecimento do SUS.

Objetivos específicos: Manifestar as mais diversas necessidades laborativas das categorias que compõem a SAÚDE.

É bandeira de luta dos médicos: melhores salários e condições laborativas;
Dos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros: as 30 horas semanais;
Dos agentes de saúde: melhores condições de trabalho e salários, desprecarização do vínculo de trabalho e formação técnica, conforme proposta do Ministério do Trabalho.

Certos de que ao melhorar a condição de trabalho desses profissionais, inevitavelmente projeta-se qualitativamente melhores condições dos serviços da saúde. A busca por melhores condições de trabalha está intimamente ligada melhoria na qualidade dos serviços públicos de saúde, prestados a maioria da população brasileira, que depende de tais serviços.


QUEM PODE PARTICIPAR?

Tantos os profissionais da saúde como toda a sociedade. A população precisa ser ouvida. A participação dela é fundamental nessa GRANDE EVENTO.


QUANDO IRÁ ACONTECER?
A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE está agendada para ocorrer no dia 07 de abril de 2013.


QUAIS AS INSTITUIÇÕES QUE TEM APOIADO A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
Sindicatos dos profissionais agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dos auxiliares e técnicos de enfermagem, de enfermeiros etc.


NECESSIDADES (PREVIAS) DA MOBILIZAÇÃO
Mobilizar a categoria para divulgar o evento o mais rápido possível. Carda curtida, cada compartilhamento, envio de e-mail, nota etc., voltados à divulgação do evento é fundamental nesse momento.

Juntos, Somos Mais Fortes!

ONDE IREMOS NOS MANIFESTAR:

Nos sites, blogs, Twitter etc, das prefeitura municipais estaduais (onde o profissional é domiciliado) e do Ministério da Saúde.

Ferramentas do Ministério da Saúde
Site do Ministério da Saúde

No Facebook
Do Ministério da Saúde

No Twitter
Do Ministério da Saúde
@minsaude @InstitucionalMS @minsaude  @InstitucionalMS @dengue_MS

Twitter oficial da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.@SGEP_MS

Do Ministro da Saúde
@padilhando

YouTube do Ministro da Saúde

A novidade da Mobilização pela Internet

A Mobilização pela Internet não é algo novo. A criação de blogs, sites de compartilhamento e, sobretudo, das redes sociais criou um novo cenário, enlanguescendo a possibilidade de maior articulação entre os detentores da força de trabalho, inclusive da SAÚDE. 


Inegavelmente as redes sociais criaram novas possibilidades para os trabalhadores. Não nos referimos apenas a simples conexões sociais, mas, articulações com probabilidades de grandes resultados. O caso da Primavera Árabe é um dos exemplos do que as articulações pela internet podem fazer. 


O uso massivo das redes sociais, especificamente o Facebook e Twitter, é fundamental para arregimentar  esse potencial de transformação, na busca de mudanças da realidade laborativa. 

No caso da Grande Mobilização Nacional da Saúde, podemos contar com o apoio de profissionais dos mais diversos seguimentos da saúde, entre eles: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate ás Endemias, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros etc.


É muito importante que todos tenham entendimento que, embora não seja necessário grande desprendimento na ação integrada, ela é tão importante quanto a presencial. Não podemos relaxar e acreditar que tudo será feito apenas com a participação do outro, considerando que esse também pode ser o pensamento de outrem. Nesse caso a ação estaria comprometida. Cada profissional é muito  importante nessa mobilização.

*Todo o conteúdo deste site está publicado sob a garantia de direitos autorais. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS.  

Nós estamos juntos nessa luta, por isso até o Dia 07 estaremos com a divulgação da Nossa Mobilização Nacional!!!

A FACE CRUEL DO HOSPITAL GERAL LUIZ VIANA FILHO – O REGIONAL.


 Que Ilhéus é uma cidade de muros baixos e porteiras escancaradas, todos nós sabemos.

O elemento abaixo, na foto, apareceu do nada, se infiltrou no Hospital Regional, a mando de quem não se tem certeza, e hoje pinta e borda, manda e desmanda no referido, com a complacência de toda a diretoria.

Se apresentando a Secretária Ledívia como 'diretor' do Hospital.
Se apresentando a Secretária Ledívia como ‘diretor’ do Hospital.

 O paciente Wagner Bastos, internado no Hospital, começou a postar fotos e reclamar no seu perfil de Facebook, podem acessar, a condição terrível em que se encontra o Regional. Clique aqui e veja numa postagem anterior do Sarrafo.

Foi o bastante para que começasse a ser perseguido pelo indigitado elemento de prenome Renieri. Não sei se por ele ou através dele, Wagner Bastos foi transferido da UI para uma enfermaria comum, sem oxigenação e monitoramento.

Não satisfeito, ordenou aos seguranças que tomassem e quebrassem o Smartphone que estava servindo para as denúncias via Facebook. Foi prontamente rechaçada a ordem. Não satisfeito, pediu a um PM de serviço no Hospital. O PM cônscio de suas obrigações, disse que paciente internado, era responsabilidade do Hospital. Não satisfeito, ainda, ordenou a uma Assistente Social que tomasse o aparelho, e também não foi obedecido.

Sabedor desses fatos Wagner ficou temeroso pela sua vida e preferiu sair do Regional, antes avisando pelo Facebook e a diversas pessoas dentro do Hospital.

Na madrugada de quinta para sexta feira, passou mal em casa, levado de volta ao Regional, teve uma parada cardíaca  conforme relato de atendentes, a equipe de plantão administrou todos os procedimentos para traze-lo de volta, e ele até voltou, fraquinho, como se viesse para dar o último suspiro. E foi-se um guerreiro!

Wagner ainda na UI, antes do castigo.
Wagner ainda na UI, antes do castigo.

COLEGA MORRE EM HOSPITAL DEPOIS DE SOFRER ACIDENTE.


acidente em jacobina
FOTO: Bahia Acontece

A vítima retornava da feira livre na garupa da moto do marido quando colidiu com outra motocicleta.

A agente de saúde Sônia Araújo dos Santos, de 40 anos, que residia e trabalhava no povoado de Coxo de Fora, no município de Jacobina-BA, morreu por volta das 13h50 de quinta-feira, 28/03 no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho onde deu entrada minutos antes, depois de se envolver numa colisão de motos na BR 324 por volta das 12h40.
Segundo o blog Bahia acontece o acidente aconteceu próximo a curva do Balneário Sombra e Água Fresca, distante cerca de 4 KM da entrada de Jacobina. Sônia viajava no carona da moto Yamaha Cripton, de placa NZI 0837 pilotada pelo esposo Gilvan Araújo dos Santos, no retorno da feira livre da cidade, quando bateu numa moto que trafegava em sentido contrário. De acordo com o irmão de Gilvan, a outra moto teria sido tocada por um veículo de dados não anotados, invadido a contramão e batido na moto do casal.
 Gilvan que trabalha como moto taxista foi atendido e medicado, apresentando lesões pelo corpo. Já o caso de Sônia considerado mais grave. Ela teve fraturas no maxilar, braço e crânio e não resistiu.
 Os condutores dos outros dois veículos envolvidos no acidente não foram identificados e fugiram sem prestar socorro as vítimas. Pelas partes do veículo que ficaram no local, só se pode afirmar que o carro era de cor vinho.

FONTE: Da redação CN/ Informações. Por Bio ACS

ASSEMBLEIA GERAL DOS AGENTES DE SAÚDE, LÁ VAMOS DISCUTIR AS NECESSIDADES DA NOSSA CATEGORIA


CONVOCAÇÃO OFICIAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE DE SALVADOR


ANTONIEL FERREIRA REBATE A IN nº 02



Está suspensa temporariamente por 90 dias e não em caráter definitivo, isso implica que a partir de 24 de junho de 2013 a IN nº 01/13 voltará a vigorar.

Ademais, levando se em consideração que a folha de pagamentos dos servidores da PMS foi fechada (concluída) no dia 15 de março de 2013 a IN que estava em vigor naquele dia ainda era a IN nº 01 de 15 de janeiro de 2013, o que ratifica o argumento contido na representação que o desconto foi INDEVIDO, pois o Ato Normativo federal (IN nº 01/2013 - MTE) foi descumprido pela gestão municipal soteropolitana.


 Por analogia, a IN nº 2 é ilegal (é uma mera decisão política e que não tem eficácia alguma), até por que não existe a repristinação temporária no direito brasileiro.

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942.

Vide Decreto-Lei nº 4.707, de 1942        
Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.(Redação dada pela Lei nº 12.376, de 2010

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, decreta:

Art. 2o Não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou revogue. (Vide Lei nº 3.991, de 1961)

§ 1o A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatível ou quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

§ 2o A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, não revoga nem modifica a lei anterior.

§ 3o Salvo disposição em contrário, a lei revogada não se restaura por ter a lei revogadora perdido a vigência.

29 março 2013

ANTES DE MORRER SINDICALISTA DENUNCIOU BARATAS NO HOSPITAL REGIONAL DE ILHÉUS



Wagner Bastos.

O sindicalista Wagner Bastos (Força Sindical) fez denúncias graves sobre as condições de higiene do Hospital Regional de Ilhéus.

Internado devido a um problema cardíaco, Wagner tirou foto de uma barata que insiste em “visitar” seu leito, mesmo sem autorização. A imagem está no facebook (veja aqui). Ele também fez imagens da sujeira nos banheiros (aqui).

Na edição de hoje do programa Alerta Geral, do radialista Gil Gomes, o sindicalista falou sobre outros problemas do hospital.

Segundo ele, o Regional é um “campo de guerra”. Ouça!

Instrução normativa nº 01 de Janeiro de 2013 que cancelava imposto sindical é suspensa


Foi publicado no Diário Oficial da união, em 01 de Março , a Instrução Normativa nº 2 de 28 de fevereiro de 2013, que torna sem efeito a Instrução Normativa nº 1 de 14 de janeiro de 2013 pelo período de 90 (noventa) dias.

A decisão publicada foi consequência da audiência pública realizada em 25 de fevereiro de 2013, entre Ministério do Trabalho e Emprego e diversas entidades sindicais. Com a decisão o imposto sindical que é recolhido no mês de março será descontado normalmente.
 Vejam clicando AQUI a decisão no Diário Oficial da união.
Resumindo até a suspensão da IN nº 01, que é de 90 dias, o Sindicato terá direito a nosso R$ 19,35, é brincadeira um negocio desse, multiplique esse desconto por quase 4 mil agentes, apenas em Salvador, e terá o montante na conta bancária de quem se diz representar os agentes de saúde.

CONVOCAÇÃO OFICIAL PARA OS AGENTES DE SAÚDE DE SALVADOR


NOTA DE FALECIMENTO




Hoje é um dia triste, perdemos não só um grande amigo, mas também uma voz ativa na luta pela conquista de direitos do trabalhador baiano.

A Força Sindical Bahia manifesta sua tristeza e pesar pelo falecimento de Wagner Bastos, 1 º Secretário de Políticas Raciais, Combate ao Racismo e de Relações Inter-Étnicas da Força Sindical Bahia e Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas do Recôncavo da Bahia, Stimnaval. Prestamos solidariedade a seus familiares neste momento de profunda tristeza.

O exemplo de Wagner ficará para sempre para todos os militantes do movimento negro e social. Seguiremos firmes na busca por uma sociedade livre da opressão e exploração.

Para honrar o nome deste grande sindicalista, continuaremos a luta contra a opressão do povo negro e pela efetivação das políticas públicas que melhorem a vida de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

29.03.2013

Força Sindical BA

Morrem aqueles que não permanecem vivos em nossos corações, e você continuaram sempre vivo em nossas lutas e em nossos corações, a direção da AACES que você tanto ajudou, obrigado companheiro...

SENADORA LÍDICE DA MATA PARABENIZA SALVADOR


SERVIDOR DA SAÚDE ANTONIEL FERREIRA ESCLARECE QUE IMPOSTO SINDICAL PARA SERVIDORES É INDEVIDO

Antoniel 

O contracheque on-line de março/2013 está disponível  pude verificar que a SEMGE - Secretaria Municipal de Gestão fez (indevidamente) o desconto do Imposto Sindical, mas o repasse para a conta do SINDICATO somente ocorrerá em maio/2013, daqui a aproximadamente 2 meses, portanto diante das diversas reclamações dos servidores públicos municipais relacionadas a este desconto indevido ainda há tempo para agir.

No dia 15 de janeiro de 2013 foi publicada no DOU  - Diário Oficial da União a IN - Instrução Normativa MTE nº 01/2013 de 14 de Janeiro de 2013, onde você pode ver clicando AQUI, que revogou a IN nº 01/2008 veja clicando AQUI e pôs fim a cobrança do Imposto Sindical no setor público municipal, estadual e federal.

Ao que tudo indica percebe-se que o atual gestor da SEMGE - Secretaria Municipal de Gestão (antiga SEPLAG) desconhece a existência do recente ato normativo federal (IN - MTE nº 01/2013) expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que revoga esta cobrança no setor público.


Cordialmente,

Antoniel Ferreira Junior


Fonte:  blog do  Antoniel veja clicando AQUI

CAMPANHA QUEREMOS NOSSO R$ 19,35 DE VOLTA





HOJE 29 DE MARÇO 464 DA CAPITAL DA BAHIA E DA PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL




Salvador fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos é um município brasileiro, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável, no Brasil, pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica no nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade torna o centro da cultura afro-brasileira. Isso reflete uma situação em que se celebram práticas culturais afro-brasileiras. O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho, é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.
Situada na microrregião homônima, Salvador possui mais de 2,7 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, o terceiro mais populoso do Brasil e o oitavo mais populoso da América Latina (superado por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).[9] Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.642.682 habitantes recenseados em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),[10] o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo.[11] Por essas dimensões urbano-populacionais, é classificada pelo estudo do IBGE sobre a rede urbana brasileira como uma metrópole regional. Tais dados demográficos espalham-se por uma superfície de 706,8 km², ainda conforme o IBGE, cujas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, no Forte de Santo Antônio da Barra, são 12° 58' 16'' sul e 38° 30' 39'' oeste.
A primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América. Por um longo tempo era antigamente chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por moradores do próprio estado e aparece sob este nome ou como "Salvador da Bahia" a fim de diferenciá-las de outras cidades de mesmo nome. Também recebeu epítetos como Roma Negra e Meca da Negritude, por ser uma metrópole cuja maior parte da população é negra, plena de elementos simbólicos e religiosos africanos. De acordo com o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, a expressão "Roma Negra" é uma derivação de "Roma Africana", cunhada por Mãe Aninha, fundadora do Ilê Axé Opó Afonjá. Nos anos 1940, em depoimento à antropóloga cultural Ruth Landes. Segundo Mãe Aninha, assim como Roma era o centro do catolicismo, Salvador seria o centro do culto aos orixás. Posteriormente, em seu livro Cidade das Mulheres, Landes traduziu a expressão como Negro Africa. Posteriormente, quando o livro foi traduzido para o português, Negro Africa transformou-se Roma Negra.

28 março 2013

Suposta falsificação de assinatura gera polêmica em criação de comissão para investigar Transcons


Suposta falsificação de assinatura gera polêmica em criação de comissão para investigar Transcons
Foto: David Mendes / Bahia Notícias
A criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Salvador para investigar o uso, nos últimos dez anos, das Transferências do Direito de Construir (Transcons) perdeu força e poderá culminar em um processo por quebra de decoro. Dos 20 vereadores que assinaram o requerimento, Cátia Rodrigues (PMN), Duda Sanches (PSD), Alemão (PRP) e José Trindade (PSL) recuaram e retiraram as assinaturas. O Bahia Notícias tentou saber o motivo da desistência dos edis, mas nenhum dos citados estava presente após da derrubada da sessão desta quarta-feira (27), que votaria, como acertado na reunião de líderes, as contas do ex-prefeito João Henrique (PP), referentes ao exercício de 2010. Por falta de quórum, a votação mais uma vez adiada. De acordo com o autor da proposta, vereador Arnando Lessa (PT), o número de rubricas ainda poderá sofrer mais uma baixa caso o colega Leandro Guerrilha (PSL) decida retirar também o seu nome. Nesta terça (26), em nota enviada à imprensa, Guerrilha garantiu que não teria endossado a CEI e, por conta disso, não poderia ter solicitado a retirada da assinatura. Entretanto, na cópia do requerimento entregue à reportagem, a assinatura do edil consta entre as 20 iniciais favoráveis à formação do colegiado que pretende apurar o uso indevido de crédito tributário na capital baiana. Na comparação com um documento oficial assinado por ele em fevereiro, as duas assinaturas são semelhantes. “O vereador Leandro Guerrilha reafirma o seu compromisso com a transparência e lembra que é a favor de qualquer benefício para a cidade e por isso jamais voltaria atrás com um compromisso tão importante", informou a assessoria do edil. Já Lessa, em entrevista ao BN, afirmou que testemunhou Guerrilha assinar o documento. "Não obriguei ninguém a assinar. Nada foi oferecido em contrapartida para que ele assinasse. Leandro Guerrilha estava sentado em uma dessas cadeiras do plenário quando entreguei o documento a ele e ele assinou", confirmou.
Se Guerrilha mantiver a decisão, a criação da CEI dependerá de mais seis vereadores. Se decidir voltar atrás, passa a depender de sete assinaturas. “Nós tínhamos dois vereadores que se comprometeram a assinar. Os vereadores David Rios e Alan Castro, que foram sinceros, disseram que estavam conversando com o governo e, a depender das conversas, assinariam ou não. Nós tínhamos essa expectativa de conseguir as 22 assinaturas com eles dois, mas começou a haver uma ação do líder do governo [Joceval Rodrigues], e eu até compreendo com naturalidade”, afirmou o petista. De acordo com Lessa, o colegiado, caso seja implantado, será composto proporcionalmente às bancadas de oposição e do governo, que ainda ficaria com a presidência ou com a relatoria. “Não sei porque o governo denuncia, fala de esqueleto e não quer que apure. E a Câmara, na sua prerrogativa, se submete a isso. Querem esperar que o secretário [Mauro Ricardo] diga um dia, se disser, quem são os cadáveres, as empresas e as pessoas, em referência à declaração do secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo, de que terrenos em Salvador podem ter tido os valores superfaturados com o uso das Transcons. Assinaram o requerimento até o momento os vereadores Leandro Guerrilha (PSL), Fabíola Mansur (PSB), Sílvio Humberto (PSB), Aladilce Souza (PCdoB), Everaldo Augusto (PCdoB), Arnando Lessa (PT), J. Carlos Filho (PT), Gilmar Santiago (PT), Henrique Carballal (PT), Moisés Rocha (PT), Waldir Pires (PT), Carlos Suíca (PT), Isnard Araújo (PR), Carlos Muniz (PTN), Heber Santana (PSC) e Hilton Coelho (PSOL).

Eduardo Campos tem menor salário de governador; Wagner é 17º


Eduardo Campos tem menor salário de governador; Wagner é 17º
Foto: Agência Brasil
O ranking divulgado pela revista Exame nesta quarta-feira (27) aponta que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem o menor salário entre os 27 chefes de estados do Brasil. Pré-candidato ao comando da República, o socialista recebe R$ 9,6 mil por mês, bem abaixo do campeão da lista, Beto Richa (PSDB), do Paraná, que embolsa nada menos que o limite legal do país: R$ 26.723,13, o mesmo que ganham os ministros do Supremo e a presidente Dilma Rousseff. O paranaense fica um pouco à frente dos líderes de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB) – com remuneração de R$ 26,7 mil –, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), com vencimentos de R$ 26.055. O governador da Bahia, Jaques Wagner, é apenas o 17º, com R$ 18.299. Entre os prefeitos de capitais, Gustavo Fruet (PDT), de Curitiba, é o pole position, com salário idêntico ao de Richa. ACM Neto, de Salvador, fatura R$ 18.030 e não aparece no top 10. O curioso é que Anilton Bastos (PDT), gestor de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco baiano, embora não apareça no levantamento da revista, fatura a bagatela de R$ 30.063 mensais e supera não só os salários de governadores e prefeitos como o teto máximo do STF.

Muritiba: Cavalo invade BR-101 e provoca acidente



cavalo e prisma - FORTE NA NOTÍCIA
Duas pessoas ficaram feridas e um cavalo morreu, por volta das 4h40, desta quinta-feira (28), depois que o veículo Prisma atropelou o animal na BR101, proximidades do trevo de acesso a Muritiba. O passageiro do veículo, Valter Queiroz Brito, 34, residente em Sapeaçu, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192) e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (24h), com corte na cabeça e pancadas pelo corpo. Já o condutor de prenome Cláudio, sofreu um corte na cabeça e escoriações pelo corpo, sendo transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio. Não há informações sobre seu estado de saúde. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o animal estava na pista e o motorista do Prisma não conseguiu desviar a tempo. Familiares das vítimas relatam que no mesmo local onde aconteceu o acidente, outros três cavalos pastavam livremente as margens da rodovia. 
Com informações do FORTE NA NOTÍCIA

Fabíola Mansur promete não apresentar projetos enquanto contas de João Henrique não for votada pela Câmara


Bancada socialista - Silvio Humberto e Fabíola Mansur votam pela reprovação das contas de João Henrique.


Líder do PSB na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Fabíola Mansur lamentou a falta de quórum, na Sessão desta quarta-feira (27), para votar a rejeição das contas do ex-prefeito João Henrique, referentes ao exercício de 2010. Mesmo de licença médica, ela se fez presente no Plenário Cosme de Farias, e afirmou está decepcionada com a não apreciação das contas do ex-gestor. 

“Fiz o sacrifício e questão de vir, mesmo de licença médica. Como vereadora de primeiro mandato fico decepcionada. Nunca imaginei que não teríamos quórum necessário para cumprir uma missão que é do vereador, que é votar, fiscalizar o executivo. Caso as contas não sejam votadas na próxima quarta-feira (3), não darei entrada em nenhum projeto de lei de minha autoria até que elas sejam apreciadas em plenário. Espero que possamos dar um presente atrasado a Salvador”.

Ao falar do compromisso do PSB com a cidade, Fabíola lembra que no parecer do Tribunal de Contas dos Municípios há argumentos técnicos que justificam a rejeição das contas de João Henrique.

“Não houve gestão equilibrada. Houve prejuízos para Salvador, que não teve investimentos, sobretudo em saúde e educação. O compromisso com Salvador sustentável é responsabilidade do gestor, se há desequilíbrios reincidentes, se há incapacidade de arrecadação tributária, se não há investimentos em educação e saúde, se há um desequilíbrio entre receita e despesa, é preciso ter atitude e coragem para rejeitar essas contas”, afirmou a socialista, que, por conta do trânsito, chegou com 10 minutos de atraso na Câmara. 

Confira o que abre e fecha em Salvador na Semana Santa


Nesta sexta-feira (29) é comemorada a Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, dia em que muitos lembram o julgamento e a crucificação de Jesus Cristo, antes da sua ressurreição, no Domingo de Páscoa. Com a celebração, o horário de funcionamento de alguns estabelecimentos será alterado. Confira o que funciona durante os feriados:


Shoppings
Shopping Capemi
Quinta-feira (28) – As lojas funcionarão até às 19h. Sexta (29), Sábado (30) e Domingo (31) – O centro de compras estará fechado.
 
Shopping Itaigara
Sexta-feira (29) – As lojas estarão fechadas. Sábado (30) - Lojas e serviços funcionam normalmente das 9h às 20h. Domingo (31) - Apenas o restaurante Terraço, localizado na Praça de Alimentação, ficará aberto ao público, das 11h às 15h.
 
Salvador Norte Shopping
Sexta-Feira (29) – Aberto das 12h às 21h. Bancos e Correios estarão fechados. Sábado (30) – O centro de compras funciona normalmente, das 9h às 22h. Domingo  (31) – Funcionamento normal, das 12h às 21h
 
Salvador Shopping  
Sexta-Feira (29) – Aberto das 12h às 21h. Bancos e Correios estarão fechados. Sábado (30) – O centro de compras funciona normalmente, das 9h às 22h. Domingo  (31) – Funcionamento normal, das 12h às 21h
 
Shopping Bela Vista
Sexta-feira (29) – Lojas fechadas, apenas a área de alimentação e as salas de cinema estarão abertas ao público das 12h às 21h. Sábado (30) - O centro de compras funciona normalmente das 9h às 22h Domingo (31) – O funcionamento será das 13h às 21h
 
Shopping Barra
Sexta-Feira (29) – As lojas estarão fechadas, mas a  Praça de Alimentação funcionará das 12h às 20h e as lojas estarão fechadas. Sábado (30) – O shopping funciona no horário normal, das das 9h às 22h. Domingo (31) – As lojas estarão abertas das 14h às 20h, já a  Praça de Alimentação funcionará a partir das 12h. Durante todo o período, os restaurantes do Barra Gourmet, no Piso L1, funcionarão normalmente até as 23h, bem como os cinemas, que manterão sua programação normal.
 
Shopping Center Lapa
Sexta-feira (29) – As lojas estarão fechadas. A praça de alimentação irá funcionar das 12h às 20h. Sábado (30) – Funcionamento normal. Domingo (31) – As lojas estarão fechas, mas a praça de alimentação terá expediente das 12h às 20h. Os cinemas funcionarão normalmente durante o período.
 
Shopping Piedade
Sexta-feira (29) – Estará fechado. Sábado (30) – Funcionamento normal e domingo (31) –não vai funcionar.
 
Shopping Iguatemi
Sexta-feira (29) – As lojas estarão fechadas e as praças de alimentação funcionarão das 12h às 21h. Sábado (30) - O funcionamento será normal, das 9h às 22h. Domingo (31) - As lojas abrem das 13h às 21h, já a praça de alimentação funcionará das 12 às 21h.
 
Shopping Paralela
Sexta-Feira Santa (29) – As lojas estarão fechadas. A praça de alimentação abrirá das 12h às 20h. Sábado (30) -  O funcionamento será normal para todo o shopping, das 9h às 22h. Domingo (31) - As lojas abrirão das 14h às 20h, já a praça de alimentação estará aberta das 12h às 21h. 
 
Shopping Paseo
Sexta-feira (29) – As lojas e serviços não funcionarão, já o cinema funciona normalmente e os serviços de alimentação abrem opcionalmente, a partir das 12h. Sábado (30) - O Paseo funciona normalmente, das 9h às 21h. Domingo (31) - As lojas e serviços funcionam em caráter opcional, das 14h às 20h; os serviços de alimentação abrem opcionalmente, a partir das 12h; e o cinema funciona normalmente, de acordo com a programação do Circuito Saladearte. 

 
Supermercados
Extra: todas as lojas funcionam em horário normal durante a semana santa. O Extra Hiper Paralela funciona 24h, já o Extra Hiper Rótula do Abacaxi e o Extra Hiper Vasco da Gama funcionarão das 07h às 0h.
 
GBarsosa: Todas as lojas funcionam em horário normal na quinta, 28, no sábado, 30, e no domingo, 31. Na sexta, 29, as lojas do Iguatemi, Costa Azul, San Martin, Lauro de Freitas, Cabula e Guarajuba abrirão das 7h às 18; já as lojas de Fazenda Grande, Brotas, Pirajá e Ogunjá, funcionam das 7h às 13.
 
Hiperideal: Todas as lojas funcionarão normalmente durante o feriadão.
 
Perini
Todas as lojas funcionarão normalmente na quinta, 28, e no sábado, 30. Na sexta, 29, as unidades da Pituba e da Graça abrirão das 6h às 22h; já as da Vasco da Gama e Barra, das 6h30 às 14h. No domingo, 31, as unidades da Pituba e da Graça abrem das 6h às 22h; a da Vasco da Gama, das 6h30 às 20h, e a da Barra, das 7h às 20h.
 
Makro
De quinta, 28, a sábado, 30, a loja de Pirajá abre das 7h às 20h30. Já no domingo, 31, funciona das 7h às14h. A loja do Iguatemi funcionará das 7h às 22h na quinta, 28, e das 7h30 às 15h na sexta, 29, no sábado, 30, e no domingo, 31.
Bom Preço e Hiper Bom Preço: Todas as lojas funcionarão normalmente, das 7h às 23h. Já as unidades instaladas dentro dos shoppings seguirão o horário de funcionamento dos estabelecimentos.
 
Sam's Club
Na quinta, 28, e no sábado, 30, a loja funciona em horário normal, das 7h às 21h. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, o horário de funcionamento é das 8h às 18h.
 
Atakadão Atakarejo
As lojas terão horários modificados. A unidade da Estrada do Coco funciona na quinta, 28, e no sábado, 30, em horário normal. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, o horário de funcionamento é das 7h às 21h. A unidade da Calçada abre normalmente na quinta-feira e no sábado, das 7h às 20h. Já na sexta e no domingo, 31, abre das 7h às 13h. No Caminho de Areia, o horário de funcionamento na quinta será das 7h às 22; na sexta, das 7h às 18h; no sábado, das 7h às 22h; e no domingo, das 7h às 18h. A unidade do Iguatemi funcionará na sexta das 7h às 18h e no sábado, em horário normal, das 7h às 22h. Já no domingo, abre das 7h às 18h.

Atacadão: funciona normalmente na quinta-feira, 28, das 7h às 21h. Na sexta, 29, abre das 7h às 18h e no sábado, 30, das 7h às 21h. Já no domingo, 31, funciona das 7h às 14h.
 

Serviço
Comércio: o comércio varejista de rua irá funcionar de acordo com a convenção entre lojistas e comerciários e o horário fica a critério dos donos de lojas. No shoppings, as lojas seguem os horários estabelecidos pelos centros comerciais.

Bancos: Na quinta, 28, as agências funcionam normalmente, das 10h às 16h. Já na sexta, 29, não haverá atendimento bancário em todo Brasil. As contas com vencimento marcado para sexta, como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês, poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, na segunda,  1º, sem incidência de multa.

Correios: As agências abrirão normalmente na quinta, 28, exceto as unidades da UFBA, Fórum Ruy Barbosa, CAB e Tribunal de Justiça.  As agências que funcionam em órgãos públicos obedecerão aos horários de atendimento dos órgãos. No sábado, 30, o funcionamento também será normal. Já na sexta, 29, e no domingo, 31, todas as agências estarão fechadas, exceto a do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que funcionará em regime de plantão, das 8 às 12 horas.