29 janeiro 2013

Blog com problemas

ATENÇÃO POR MOTIVOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVO NAS EDIÇÕES DO BLOG ESTAREMOS FORA POR ALGUNS DIAS. LOGO MAIS RETORNAREMOS AS ATIVIDADES ASSIM QUE SOLUCIONARMOS OS PROBLEMAS.OBRIGADO

28 janeiro 2013

Dirigentes da Força Sindical reúnem-se para discutir Segurança e Saúde do Trabalho em Porto Alegre


  • Após a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no último domingo (27), a delegação da Força Sindical se reuniu hoje (28) pela manhã, no Hotel Continental, para definir estratégias e ações de solidariedade para que os trabalhadores ajudem as vítimas do acidente, e discutir assuntos referentes à saúde e segurança do trabalho. Visivelmente emocionados, os dirigentes de todo o país que estão presentes para participar do Fórum Social Temático, em Porto Alegre, se apresentaram e debateram sobre a saúde e segurança da sua categoria e região.

    Para o Secretário de Saúde e Segurança da Força Sindical, Arnaldo Gonçalves, “a participação nessa reunião é fundamental e nós estamos preparando para Março um curso à distância sobre saúde e segurança. A nossa ideia é cada vez mais organizar os departamentos nos estados, pois não podemos nos descuidar desse tema. É fundamental para todos nós, é a vida dos trabalhadores. Esse é um compromisso da Força Sindical.”.

    De acordo com Wagner Bastos, Vice-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica Naval do Recôncavo da BA, Stimnaval “em meio ao caos que aconteceu em Santa Maria, fica o exemplo da atitude que os sindicatos deverão tomar, a fim de fazer uma análise de como estão as condições de trabalho na área de entretenimento.”.

    O Presidente da Associação dos agentes de saúde de Salvador, Enádio Careca, aproveitou o momento para agradecer o convite da Força Sindical Bahia para participar do evento e dizer que “está sendo muito produtivo. Aqui é possível agregar mais conhecimento em saúde do trabalho e também passar um pouco da necessidade dos Agentes de Saúde de Salvador, no que diz respeito à saúde e segurança devido a exposição do trabalhador no exercício do trabalho.”.

    Reunião teve representantes Internacionais e do Ministério do Trabalho
    Carmen Benitez, Especialista Regional em Trabalhadores da Educação da OIT , participou da reunião pela manhã e falou sobre a importância da cooperação técnica entre a Força Sindical e a OIT para a formação sindical e sobre os projetos que podem ser implementados no Brasil.

    “Nós pensamos que devemos empoderar a classe trabalhadora com ferramentas que estão no conteúdo do trabalho decente, através de um conhecimento mais específico para cada um dos eixos estratégicos. Mas também de uma maneira integrada, para que os direitos do trabalhador, como o emprego decente, proteção e diálogo social, além da negociação coletiva, possam ser implementados para promover o desenvolvimento sustentável.”.

    Carmen ainda disse que “aqui no Brasil temos muitas coisas positivas que podem ser transferidas para outros países. Vocês tem uma organização muito forte. Hoje estamos em condições de retomar muitos dos programas que nós já iniciamos há muito tempo.”.

    O espanhol José Manzanares Nuñez, da Universidade de Alcalá, na Espanha, ex-diretor do Instituto Sindical de Cooperação de Desarrollo e colaborador da Secretaria Internacional da UGT, palestrou sobre a necessidade de uma forma eficaz de ações com a classe trabalhadora para a formação técnica, para assim fortalecer o movimento sindical entre os países.

    Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia e Presidente Adjunta da Confederação Sindical Internacional (CSI), reforçou a tese de fortalecimento entre os países dizendo que a base principal dos trabalhadores para o trabalho decente é a organização sindical e a negociação coletiva. “Nós queremos potencializar e ampliar o conhecimento na questão do Trabalho Decente que está ligado diretamente à saúde e segurança do trabalho. Precisamos capacitar e melhorar a intervenção. Essa iniciativa de parceria com a Universidade da Espanha é fundamental.”.

    O Superintende Regional do Ministério do Trabalho (RS), Cláudio Corrêa, afirmou que é preciso união e organização para combater o que vem ocorrendo na área de saúde e segurança. “ Precisamos mudar nosso posicionamento. Iremos encaminhar uma proposta para a comissão executiva com um projeto de proteção ao trabalhador. “, disse o Superintendente.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Força Sindical BA

VAMOS SEGUIR ESTE EXEMPLO, FORÇA SINDICAL E SINTEPAV JUNTOS, VEJAM O RESULTADO



A AACES parabeniza a direção do SINTEPAV e FORÇA SINDICAL  que mostra como é que se faz sindicalismo, os seus respectivos presidentes Bebeto Galvão e Nair Goulart mostrando na pratica que a união faz a força, e só quem ganha são os trabalhadores, com fé em DEUS vamos realizar uma assembleia geral e mostrar a força dos agentes de saúde de Salvador, agentes unidos jamais serão vencidos.

A AACES ESTÁ MARCANDO DIA DE UMA GRANDE ASSEMBLEIA GERAL DOS ACS E ACE,s, ESPERAMOS QUE UNIFICADA COM OS SINDICATOS


A luta é árdua mais não podemos parar nem tão pouco desistir, é partindo deste principio que a AACES vem fazendo uma campanha para UNIÃO entre as entidades sindicais para realizarmos  uma grande assembleia geral do laçamento da campanha salarial de 2013, porque entendemos que é muito fácil criticar e deixar as vaidades pessoais falarem mais alto, difícil é arregaçar as mangas e mostrar a cara em prol da categoria, porque, o que nos une, que são as necessidades dos ACS e ACE de Salvadoras, tem que ser maior  que  divergências entre as entidades.
Por tanto viemos informar que vamos dar mais alguns dias, e se os  Sindicatos não abraçarem a luta conjunta, vamos com a Força Sindical convocar uma grande assembleia geral e depois sair em passeata pelo centro reivindicando nossos direitos.
" Quem não luta pelos seus direitos não é digno de te-los"
Diga sim a uma assembleia geral unificada já! 
E você é a favor ou contra? então vote em nossa enquete da barra do lado direito do seu vídeo.

27 janeiro 2013

AACES E FORÇA SINDICAL NO FÓRUM SOCIAL EM PORTO ALEGRE

Membros da Força Sindical de todo o Brasil


Aconteceu ontem 26 de Janeiro a abertura do Fórum Social Temático no Rio Grande do Sul na cidade de Porto Alegre, onde  as Centrais Sindicais Força Sindical, CTB, UGT e Nova Central e alguns Sindicatos de suas bases encheram as ruas da capital Gaucha em uma grande marcha que arrastou multidões, com o tema Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável os sindicalistas vão debater e discutir o assunto estado por estado, com troca de informações e conhecimentos, a AACES foi convidada pela Força Sindical para participar da questão sobre saúde e segurança no trabalho, e o nosso presidente Enádio está nos representando e com certeza vai trazer mais conhecimento e aprendizado para nos passar, é a AACES fortalecendo e buscando conhecimento sindical.
Vejam outras fotos clicando em mais informações abaixo:

26 janeiro 2013

Licitação da ponte Salvador-Itaparica será feita até março de 2014, estima Gabrielli


Licitação da ponte Salvador-Itaparica será feita até março de 2014, estima Gabrielli
A expectativa do secretário de Planejamento da Bahia (Seplan), José Sergio Gabrielli, é que a licitação da ponte Salvador-Itaparica seja feita até março do ano que vem. Incluso no Sistema Viário Oeste, o empreendimento deve levar de “quatro a seis anos para ser finalizada”. “Após o encerramento do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) em 2011, definiu-se a concepção da ponte no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado, aproveitamento viário, elementos fundamentais para navegabilidade, número de faixas e conexão viária nas cabeceiras, contudo, os estudos foram aprofundados ao longo de 2012, e concluiu-se que o projeto vai além de um sistema viário de infraestrutura”, relatou Gabrielli, que afirmou ter escolhido a empresa norte-americana McKinsey para os serviços de consultoria do projeto de implantação. “A consultoria contratada tem vasta experiência em projetos de desenvolvimento e infraestrutura e já fez projetos parecidos em várias partes do mundo, como China, Arábia Saudita, Rússia e dentro do próprio Brasil”, justificou.
Fonte Bahia Noticias

25 janeiro 2013

ATENÇÃO ACS e ACE SOBRE A ASSEMBLEIA DO DIA 29 DE JANEIRO


Esclarecemos que esta assembleia é unica e exclusiva sobre a operação carnaval e festas populares, portanto você ACE e ACS que vão trabalhar nestes períodos é de suma importância a participação,  a AACES E o SINDSEPS está lutando para o aumento dos valores e dos números de servidores que estarão  de plantão  durante a festa momesca.


EVENTO DO DIA 04/02 É PROFISSIONAL, NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO



Viemos por meio deste esclarecer que o evento do próximo dia 04 de Fevereiro, não tem nenhum cunho religioso e sim profissional, pois será um dia de trabalho normal, só que de forma e local diferente, onde os ACS e ACE e sociedade civil organizada vão dar um abraço contra a dengue no Dique do tororó, que é um espaço central e de fácil acesso para todos os bairros, e como teremos toda as atenções por causa do Carnaval, vamos aproveitar para mostrar a preocupação desses profissionais com esta doença que acomete os seres humanos com mais incidência nesta época, como também ser lembrados e valorizados, porque hoje um agente de combate a dengue só é lembrado quando tem um caso em sua localidade, sobre a quantidade de casos que evitamos, ninguém fala, portanto colegas a AACES vai estar presente com a estratégia de mostrar nosso valor e também nossa força enquanto servidor que recebe um salário base abaixo do mínimo, tenham certeza que sabemos porque estamos apoiando este evento que vai concentrar todos os distritos em um só local, agentes unidos jamais serão vencidos. 

ABRACE A CAMPANHA PELA UNIÃO SINDICAL, AFINAL VOCÊ ACE E ACS NÃO TEM NADA A VER COM ESSA BRIGA DE ENTIDADES



Ninguém é obrigado a gostar de nenhuma entidade, todavia todos são obrigados a respeita-las, enquanto nós buscamos a união em prol do melhor para os ACE, s e ACS de Salvador, outra entidade prega a desunião nos acusando de trazer malefícios para os trabalhadores, se conquistar o horário ininterrupto e lutar pelos 10% do auxilio periferia do ACS é ruim para os servidores, então gostaríamos que eles exemplificassem quais malefícios são esses.
Parafraseando um colega, a categoria não quer saber quem é o pai da criança, ela quer batiza-la, portanto a AACES mais vez vem a público informar que estamos dispostos a fazer uma campanha salarial conjunta com o sindicato, até porque ficaríamos mais forte, imaginem vocês uma assembleia geral convocada pela AACES e Sindicatos com pauta única, com essa desunião só quem ganha é a gestão.
Então a palavra de ordem é união, as questões sindicais entre as entidades não pode ser maior que as necessidades dos trabalhadores que é:

1-    10% de Auxilio Periferia par os ACS
2-    Equiparação salarial ao mínimo a partir de Janeiro
3-    Salário de 40 horas a partir de Maio que é a nossa data base
4-    Gratificação com critérios a ser discutida para supervisores
5-    Fardamento novo a cada 6 meses


Temos que brigar por essas necessidades acima, e não entre nós, se desprendam das vaidades pessoais, venha se unir, gostaríamos de lançar uma campanha pela união, portanto você ACE e ACS nos ajudem compartilhando ou lingando para o Sindicato solicitando uma assembleia geral unificada já.

PARÁBOLA DO PORCO ESPINHO, ESSA É PRA VOCÊS QUE PREGAM A DESUNIÃO


Durante uma era glacial, muito remota, quando o Globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem as condições do clima hostil.


Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.

Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Doíam muito…….

Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer congelados.Os que não morreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, aprendendo a amar, resistiram a longa era glacial. Sobreviveram.

"Quanto mais nos ocupamos com a felicidade dos outros, maior passa a ser nosso senso de bem-estar. Cultivar um sentimento de proximidade e calor humano compassivo pelo outro, automaticamente coloca a nossa mente num estado de paz. Isto ajuda a remover quaisquer medos, preocupações ou inseguranças que possamos ter, e nos dá muita força para lutar com qualquer obstáculo que encontrarmos. Esta é a causa mais poderosa de sucesso na vida."

24 janeiro 2013

COLEGA BIRA DESABAFA PELO FACEBOOK: Sindacs coloca interesses particulares acima dos da categoria



Desde a minha entrada para o quadro de funcionários da Prefeitura de Salvador, que percebi uma certa conivência da diretoria do Sindacs com os interesses do prefeito da época. Tinha medo de fazer greve, aceitava qualquer percentual sobre o baixíssimo salário dos agentes, e a pauta de reivindicações salarial não tinha a participação do...s ACEs e ACSs. Desse modo, havia uma clara subserviência aos ditames do patrão opressor. O pior de tudo isso era o fato de os argumentos utilizados pelos diretores, para não lutar efetivamente pelos nossos interesses, serem os mesmos utilizados pelo gestor. Uma verdadeira vergonha e um desrespeito com os agentes de saúde.
Apesar disso, muitos agentes se organizaram e fizeram uma oposição firme e propositiva ao Sindacs, surgindo dessa organização o Movimento da Frente de Transparência e a Associação dos Agentes de Combate às Endemias. A partir daí, as nossas lutas não seriam mais as mesmas. Foram inúmeras as mobilizações e paralisações; volta e meia tinha sempre uma matéria na imprensa sobre a nossa categoria. A colheita desse embate foi a insalubridade, a transmutação de regime, e as gratificações decorrentes da mudança de celetista para estatutário. E os diretores do Sindacs onde estavam?
Como sempre, acomodados e tentando interferir negativamente para que as ações da AACES em favor da categoria malograssem. Tentativa inútil, pois, cada vez mais, os agentes dávamos credibilidade à associação, e ela ganhava o respeito dos gestores. Diante desse fato, a diretoria do Sindacs não teve alternativa senão aquela de se juntar e lutar unida à AACES para defender e reivindicar os direitos dos agentes. Foi uma união instável e cheia de ruídos. Isso porque os diretores sindicais carregavam o ranso de defender os próprios interesses e deixavam os da categoria em segundo plano. Mas não aceitamos e exigimos uma mudança radical.
Por conseguinte, em assembleia, a grande maioria dos ACEs e ACSs resolvemos aderir ao Sindseps e nos desfiliarmos do Sindacs. Nesse momento, a categoria pôde perceber toda manipulação da diretoria sindical. Foram difamações contra a AACES, tentativa de manobra na publicação de uma informação no Diário Oficial do Município, enfim, uma verdadeira vergonha! Tudo isso para passar uma imagem de quem sempre esteve defendendo os agentes: uma grande mentira!
Atualmente, a categoria vê-se atingida por disputas internas dentro do Sindseps e pelos ataques ferrenhos da velha diretoria do Sindacs contra a incansável associação. Enádio, sempre equilibrado  tenta o meio termo para unir as lideranças na luta pelos interesses dos agentes de saúde. Mas a diretoria do Sindacs, mais uma vez, preocupada com os seus interesses, já disse um não, alegando para isso o fato de serem inconciliáveis os apoios da CUT e da Força Sindical às lutas dos ACEs e ACSs. Além disso, afirmam que a AACES sempre trouxe malefícios à categoria, o que é um verdadeiro devaneio e mentira dos diretores sindicais.
Mas não importa, porque a luta continuará, e a categoria sabe reconhecer a liderança da associação e o importante papel que ela teve na conquista dos direitos até aqui obtidos e nos que estão por vir.
Bira um ACE antenado

IDIOTA OU POLITICO, QUEM É VOCÊ?


 
"os ausentes nunca tem razão".
    Mario Sergio Cortella

"Não há nada de errado com aqueles que não
gostam de política, simplesmente serão
governados por aqueles gostam".
Platão

Sintepav Lança Campanha Salarial 2013 com Ato na Arena Fonte Nova e Marcha em Salvador, a AACES aproveita para convidar o SINDSEPS e SINDACS para fazermos uma assembleia geral de lançamento da campanha salárial


  • O BOM EXEMPLO DE UNIÃO, ENTÃO SINDACS E SINDSEPS VAMOS FAZER A NOSSA JUNTOS?

  • Os trabalhadores da Construção Pesada da Bahia, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial (Sintepav), lançou nesta quarta-feira (23), às 08h, com forte mobilização e reunindo milhares de trabalhadores, a Campanha Salarial 2013 da categoria. Após concentração dos trabalhadores em frente à obra da Arena Fonte Nova, com a realização de um ato público, os trabalhadores realizaram a entrega da Pauta de Reivindicações da categoria ao Sinicon e sairam em caminhada até a Praça da Piedade, ocupando uma faixa do Dique do Tororó.


    O lançamento da Campanha Salarial 2013 contou com a participação de milhares de trabalhadores (as) da Construção Pesada, de diversas obras do estado, tais como a Arena Fonte Nova, Via Expressa, Via Bahia, Consórcio 093, Obras de Saneamento Básico, Ferrovias, Montagem Industrial, Obras de Terraplanagem, Parque Eólico, dentre outras. Na Bahia, são 35 mil trabalhadores distribuídos em 274 obras, com 421 empresas, e investimentos que chegam a aproximadamente R$ 65 bilhões de reais.

    No momento em que o Brasil vive a possibilidade de racionamento de energia, com novas matrizes energéticas sendo construídas, além da seca que assola mais de 200 municípios baianos, com repercussão para a economia do estado e aviltamento à vida humana por falta de água para consumo, nós que representamos os trabalhadores dessas áreas, de tudo faremos para chegar a uma negociação sem greve, visando preservar a vida e os interesses da Bahia e do Brasil. No entanto, se o patronato só estiver interessado no lucro e mostrar-se distante das reivindicações dos trabalhadores e do sofrimento do povo baiano, indicará desrespeito à Bahia e ao seu povo. Em resposta, os trabalhadores farão prevalecer à consciência coletiva, utilizando o instrumento da democracia que é a greve, para assegurar o direito ao trabalho decente, adequadamente remunerado, com saúde e segurança e meio ambiente do trabalho saudável.

    O Brasil passou a ser indutor do crescimento da economia, promovendo elevação da taxa pública de investimento e assegurando, através destas, amplo mercado para as empresas, notadamente as da construção. Os investimentos garantiram trajetória crescente dos negócios das construtoras através de financiamentos públicos. São bilhões investidos em todo Brasil, através dos PACs, das Estatais, Bancos de Fomentos e Tesouro Nacional. Além dessas vantagens, a recente desoneração da folha de pagamento demonstram medidas governamentais de incentivo às empresas, o que precisa ser traduzido em beneficio aos trabalhadores do país.

    Durante este período, as construtoras brasileiras aumentaram seus faturamentos e transformaram-se em multinacionais brasileiras, com ganhos em escala global, sendo parte da estratégia de integração econômica da América Latina.

    Nos últimos anos, a curva de crescimento das construtoras tem apresentado tendência crescente. O aumento representativo do setor da construção no PIB brasileiro é significativo, indicando a riqueza gerada. Na série histórica de 2005 até 2012, a cadeia produtiva da construção movimentou bilhões de reais, ano a ano, sem que houvesse uma tradução real deste crescimento em termos de salários e benefícios para os trabalhadores.

    Os desempenhos obtidos pelo setor da construção, estimado em 5% para a Bahia em 2012, demonstra a riqueza que se acumula nas empresas e que precisa ser redistribuída aos trabalhadores (as).

    Assim, considerando tais circunstâncias e o novo ambiente político, econômico e social brasileiro, os trabalhadores querem uma agenda de negociação que seja distributiva da riqueza e que valorize socialmente o trabalho. Entendemos o nosso papel e desejamos uma negociação justa, equilibrada e que resulte no avanço do direito.

    Negociação com respeito à dignidade dos trabalhadores é o que o SINTEPAV levará à mesa de negociações.

    Veja as principais reivindicações:
    • Reajuste de 15%
    • 40 horas semanais
    • Saúde e Segurança do Trabalho
    • Pisos Salariais unificados nacionalmente
    • Horas Extras seg. a sexta a 80%, sábado a 100%, domingos e feriados a 150%
    • Plano de Saúde para empregados e dependentes
    • Cesta básica R$: 280,00
    • PLR
    • OLT – Organização nos Locais de Trabalho
    • Trabalho de segunda a sexta-feira
    • Alimentação e Transporte gratuitos para os trabalhadores(as)
    • Auxilio Educação para filhos dos Trabalhadores
    • Negociação da Tabela salarial por função;

    Fonte: Assessoria de Comunicação do Sintepav BA

‎24 DE JANEIRO DIA NACIONAL DOS APOSENTADOS




Falar da população idosa é sempre um tema complicado. Alguns acham que os idosos mereciam mais respeito e mais direitos no meio da população, já outros discordam e falam que os idosos não prestam serviços para a comunidade e que seus direitos foram conquistados, mas não pode passar disso. O fato é que uma grande parte da população brasileira hoje é idosa, cerca de 10,5 % da população total do país segundo o IBGE.

O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde e à redução da taxa de natalidade.

Prova disso é a participação dos idosos com 75 anos ou mais no total da população - em 1991, eles eram 2,4 milhões (1,6%) e, em 2000, 3,6 milhões (2,1%).

A importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dos idosos hoje são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. O quadro é um retrato do que acontece com os países como o Brasil, que está envelhecendo ainda na fase do desenvolvimento. 

Dirigentes e Associados do SINDINAP Bahia amanhã estarão reunidos em um momento para reflexão e para reafirmar o compromisso com suas bandeiras de Luta.

O Encontro será no Convento Frei Ludovico no Bairro Luis Anselmo (final de linha) a partir das 09h00.

LAVAGEM DO BONFIM, A AACES BRINCOU E REIVINDICOU

A AACES REIVINDICANDO NA LAVAGEM DO BONFIM
Hoje se comemora o dia Nacional dos aposentando, para parabenizar esses lutadores que nos inspiram, gostaríamos 
de comentar a raça e determinação da direção do SINDNAP Sindicato Nacional dos Aposentados, que na lavagem do Bonfim estavam conosco e a força Sindical na peregrinação até a colina sagrada, e quando parávamos para descansar eles avançavam mostrando total força de militância, quem também participou da caminhada foi Zé Antonio ACE da FUNASA, a vereadora Fabíola Mansur  trouxe uma faixa " PSB na luta  contra a violência, vitimando mulheres" e nós como sempre aproveitamos as autoridades presentes no evento para cobrar a nossa valorização enquanto profissionais de saúde, como um salário digno.

Vejam outras fotos clicando em mais informações abaixo:

ATENÇÃO CATEGORIA: CUMPRINDO O ACORDO ENTRE AS ENTIDADES

A AACES foi convidada junto o SINDSEPS para participar de uma reunião no dia 24/01  ás 9 horas  com o secretário de Planejamento Dr. Alexandre da SEPLAG, então a direção da AACES convida o SINDACS para se fazer presente e ajudar nas negociações, na certeza da colaboração dos sindicatos agradecemos.

22 janeiro 2013

O QUE NOS UNE TEM QUE SER MAIOR DO QUE NOS SEPARA

Dist. Barra/R.Vermelho sai na frente na luta pela valorização do supervisor.
Aconteceu nesta terça feira (22) no Distrito Barra/R.Vermelho uma reunião com os ACE,s que assumem a função de supervisores dos programas em Salvador, além da diretoria da AACES  participaram  também, a direção do SINDACS e a direção do SINDSEPS, a pauta principal foi a gratificação da função e os critérios a serem usados para assumir os cargos, mas foi inevitável as tres forças sindicais juntas e não terem farpas, principalmente quando Robson do SINDACS afirmou que era contra o horário ininterrupto, ele tentou explicar, sua preocupação em relação aos tícktes  mas os trabalhadores não entendeu, e deixou o recado pra ele, ninguém vai mexer  em nosso direito adquirido, Enádio da AACES relembrou sobre a ultima assembleia da categoria no dia 13 de Dezembro que tanto o SINDACS quanto o SINDSEPS desmobilizou os trabalhadores, e aproveitou para pedir que as entidades respeitem seus filiados e abracem as necessidades da categoria, e lançou a proposta de uma união entre as entidades para participarem juntas em todas as mesas de negociações e convocarem simultaneamente as assembleias um apoiando o outro, os trabalhadores aprovaram a proposta, e os representantes do SINDSEPS Jeiel e Bruno, SINDACS  Robson, Lazaro e Roberto, AACES Josué, Luis Fernando, Jair, Enadio, Valdilene, Arivaldo, Paulo Roberto e Cléber presentes aceitaram a união em prol de resolver os problemas dos ACE,s e ACS de Salvador onde pode ser visto na ata assinada abaixo, onde assinaram Enadio AACES, Robson SINDACS e  Jeiel SINDSEPS.

Foi tirado os seguintes encaminhamentos:
  1. Uma comissão de trabalhadores para uma reunião com o secretário, data ainda ser definida.
  2. Uma nova reunião com todos os supervisores, data ainda ser definida.
  3. Que todas as entidades presentes publicassem a ata da união em seus sites e blogs.
  4. Uma possível paralisação apenas dos supervisores, caso não tenha sua valorização através de uma gratificação pela função de confiança.


SÓ ESPERAMOS QUE O SINDACS E O SINDSEPS CUMPRAM
outras fotos

VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?

Assista o video e descubra quem é você


ATROPELADO E MORTO AINDA EMPURRANDO SEU CARRINHO DE GANHA PÃO;COM ELE; MORRE SEU ÚNICO COMPANHEIRO FIEL O CÃO



O acidente aconteceu por volta das 19 horas, desta segunda-feira (21), na PE 95, no sítio Barbatão, zona rural de Caruaru. A vítima, o aposentado, Manoel Joaquim da Vila, de 66 anos, que vivia perambulando pela região e ontem estava empurrando um carrinho de mão pela pista de rolamento da rodovia, sentido Caruaru/Riacho das Almas, quando foi atropelado por uma picape Toyota Hiluz, e morreu no local. O cãozinho que o acompanhava também morreu atropelado. A carroça foi arrastada por cerca de 30 metros. A polícia informou que o carrinho de mão não tinha adesivos refletivos e o motorista aparentemente não teve culpa pelo ocorrido. Pois o local é muito escuro.

Prefeito de Andaraí pede saída de Luiz Caetano da comissão eleitoral da UPB


Prefeito de Andaraí pede saída de Luiz Caetano da comissão eleitoral da UPB
Cardoso diz que petista fere princípio da isonomia e imparcialidade no processo
O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), candidato a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), entrou nesta segunda-feira (21) com um pedido de suspeição – dúvida quanto à imparcialidade e independência com que deve atuar – do presidente da comissão eleitoral da entidade, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). De acordo com o postulante, a ação baseia-se no princípio da isonomia e imparcialidade que, segundo ele, foi ferido pelo petista quando, publicamente, realiza campanha a favor da prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), também candidata ao cargo máximo da UPB. “A prova, anexa ao processo, foi a mensagem SMS enviada por Luiz Caetano a todos os prefeitos baianos pedindo voto para a sua candidata, a prefeita de Cardeal da Silva, assim como as diversas notícias da imprensa local que dão conta das inúmeras viagens do presidente da comissão eleitoral para pedir apoio aos prefeitos associados à candidatura de Maria Quitéria”, condenou o prefeito, em nota enviada à imprensa. Cardoso, que pertence a chapa “Município Forte, Bahia Forte”, considera a postura "antiética" e afirma que o ex-gestor deveria se manter isento e imparcial.
Fonte: Bahia Noticias

PDT exibe filme sobre vida de Brizola; fundador do partido faria 91 anos nesta terça


No dia em que o seu fundador Leonel Brizola completaria 91 anos, o PDT da Bahia exibe um filme para relembrar um dos fatos mais marcantes da trajetória política do ex-deputado, ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador fluminense e gaúcho: a Campanha da Legalidade, deflagrada após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em gosto de 1961. O evento acontece nesta segunda-feira (22) na sede estadual do partido, no bairro da Mouraria, em Salvador, a partir das 19h, com a participação de vereadores, deputados e lideranças da legenda. "Eu estava lá [Rio Grande do Sul] com ele quando defendemos João Goulart contra todos os militares que não queriam a posse legítima de Jango. Foi a maior manifestação cívica depois da Revolução de 30 e um dos momentos de maior expressão da vida pública de Leonel de Moura Brizola", lembrou o comandante pedetista baiano, Alexandre Brust, em entrevista ao Bahia Notícias. Jango, que era cunhado de Brizola, foi elevado ao posto máximo do país em 7 de setembro de 1961. Apesar do empenho dos ativistas da Campanha da Legalidade, menos de três anos depois, em 31 de março de 1964, os militares depuseram o presidente do poder e deram início à ditadura, regime encerrado apenas em 15 de março de 1985.

Fonte: Bahia Noticias

Plano “Viver Sem Drogas” reabilita dependentes químicos na Bahia






Integrante do programa estadual Pacto pela Vida, o Plano Viver Sem Drogas completou um ano de implantação no dia 11 deste mês. Coordenado pela Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), daSecretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o conjunto de ações é subdividido em quatro eixos: ampliação da Rede SUS, integração e qualificação dos dispositivos que lidam com o uso abusivo de drogas, prevenção ao uso de drogas e sistema complementar, como os convênios da SJCDH com comunidades terapêuticas. De responsabilidade dos municípios, o atendimento aos casos de abuso de drogas depende da estrutura oferecida por serviços como os do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) e outros que compõem a rede de saúde mental.“Ao governo estadual cabe articular esses serviços para que eles funcionem em rede, capacitar e orientar a política”, afirmou a superintendente de prevenção e acolhimento aos usuários de drogas e apoio familiar, Denise Tourinho.O papel do Plano Viver Sem Drogas é articular os setores, como o judiciário e a segurança pública, com os sistemas de saúde e assistência social. O objetivo é que essas áreas constituam uma rede preparada para o enfrentamento das drogas no estado. “Há algum tempo, a questão das drogas era tratada exclusivamente como questão de polícia. Hoje sabemos que a questão das drogas tem um cunho social muito grande e também envolve a área de saúde mental”, disse Denise.Caps-AD Gregório de Mattos tem localização estratégica:Essa articulação é responsável por serviços como o Caps-AD Gregório de Mattos, numa parceria entre os governos federal e estadual. A unidade é uma das 17 do estado e funciona no antigo prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, Pelourinho. Para o coordenador-geral da unidade, Tarcísio Andrade, a localização no Centro Histórico é estratégica, por se tratar de uma área de concentração de usuários de drogas como o crack. “Há uma grande frequência de pessoas que vivem nas ruas e temos ajudado essas pessoas a lidar com vivências, com deveres e a usar os serviços de saúde, o que elas não costumam fazer”.Desde a inauguração, em janeiro de 2012, o Caps-AD já atendeu a cerca de 800 pessoas. O suporte é prestado tanto para usuários quanto para seus familiares. Além da demanda espontânea de pessoas que procuram atendimento, profissionais de saúde fazem visitas e abordagens em áreas adjacentes para identificar dependentes de substâncias psicoativas e conscientizar sobre a importância do tratamento.
Fonte: Secom Bahia

DISPUTA DA UPB, QUITÉRIA (PSB) A CANDIDATA DO PT E WILSON CARDOSO (PSB) O CANDIDATO DO SEU PARTIDO


Wilson Cardoso (prefeito de Andaraí). na disputa  da presidência da UPB.
O candidato da fidelidade!
Quitéria lança chapa com “tropa de choque” do governo




Apesar de insistentes declarações de que tratava-se de uma chapa de prefeitos para prefeitos, o lançamento da candidatura de Maria Quitéria (PSB) à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) foi uma demonstração de que o governo deseja intensamente continuar no controle da entidade. Além dos integrantes da chapa, um batalhão de representantes de partidos, deputados e autoridades estavam na sede da UPB para demonstrar a importância do ato.

Entre os presentes estavam os presidentes do PT e PDT no estado, Jonas Paulo e Marcelo Nilo, os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Nelson Pelegrino (PT), Amaury Teixeira (PT), o deputado estadual Cacá Leão (PP) e prefeitos de Candeias e São Francisco do Conde, Sargento Francisco (PMDB) e Rilza Valentim (PT). Todos davam a chancela de suposta unidade e continuidade à chapa, que prega confiança na eleição e já tem planos de trabalho imediato.

Quitéria foi enfática, juntamente com os outros nomes da chapa, em esclarecer que em nenhum momento houve imposição de nomes por parte do governador ou do PT, em especial. Segundo a prefeita, a única diretriz que os próprios gestores haviam acordado entre si e com a bênção dos partidos era de que deveria haver um consenso para que não houvesse desgaste na campanha e os municípios de uma maneira geral pudessem ser beneficiados no processo.

De acordo com Nilo, ainda que a UPB seja uma entidade dos prefeitos e somente deles, todos os gestores são influenciados por partidos e não há como afastar este processo da composição da chapa. Mesmo assim, o próprio PDT liberou os filiados para apoiarem quem acharem devido, assim como também ocorreu com o PSD de Otto Alencar e com outras legendas.

Já o vice-presidente José Bonifácio Dourado, prefeito de Ruy Barbosa, indicou que a chapa representa todos os partidos, incluindo os de oposição, que filiam os gestores baianos. A chapa é montada entre os partidos PT, PDT, PP, PCdoB, PSL, PRP, PSC PTdoB, PRTB e PR, sendo este último de oposição no âmbito estadual, mas integrante do grupo. Entretanto, entre os que apoiam a chapa estão também prefeitos de DEM e PMDB, para citar alguns.

O presidente do PT estadual, Jonas Paulo, disse na coletiva de apresentação da chapa que o conselho do partido baixou a diretriz do entendimento em torno da unidade e que o PT teve a “glória” de não impor nomes e ser capaz de abrir mão de seus pré-candidatos em prol do nome de Quitéria, que surgiu como consenso devido à posição de atual vice-presidente da UPB. “Queremos esta chapa única porque queremos a continuidade. A gestão de Caetano resgatou a UPB, deu autonomia à UPB, criou uma agenda de interesses dos municípios e de defesa das prefeituras”.

A chapa promoverá um jantar nesta terça-feira (22) para celebrar a adesão dos partidos e prefeitos no Fiesta BahiaHotel. A eleição acontecerá durante toda a quarta. Quitéria concorre com Wilson Cardoso (PSB), prefeito de Andaraí, que também entregou documentos para a homologação da chapa na tarde desta segunda.
Informações Bocão News

21 janeiro 2013

A AACES AMANHÃ PARTICIPARÁ DE UMA REUNIÃO COM OS SUPERVISORES

Amanhã 22 de Janeiro a partir das 14 horas acontecerá uma reunião no PA do parque da cidade no Itaigara com os supervisores da SMS, a AACES foi convidada e participará para  ajudar nas demandas desses profissionais  que assumem funções e não são remunerados por isso.
Portanto você que é sup-área, campo e geral se faz necessário participar, para tomar as decisões juntos.

HOJE É DIA NACIONAL DE COMBATE A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de outros. Pode-se constituir uma intolerância ideológica ou política. Pode-se também resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra. Floresce devido à ausência de tolerância religiosaliberdade de religião e pluralismo religioso.
A AACES já apoiou e participou de um evento no ano passado com esse tema e convidou  vários colegas agentes de saúde  para debater e ampliar seus conhecimentos.



ATENÇÃO LISTA PARA TREINAMENTO DA VISA CARNAVAL

A Vigilância Sanitária divulga a lista de selecionados de Nível Superior e Nível Médio para o trabalho durante o Carnaval 2013.
Em tempo, informamos que os treinamento serão realizados da seguinte forma:

Técnicos de Nível Superior
Dia 28/01- Das 8:00 as 12:00 horas - Técnicos de 1 a 45
Dia 28/01 - Das 14:00 as 17:30 horas - Técnicos de 46 a 90

Técnicos de Nível Médio
Dia 29/01-  Das 8:00 as 12:00 horas

Na oportunidade será assinado o Termo de Compromisso de trabalho no Carnaval 2013. 

  VIGILÂNCIA SANITÁRIA -CARNAVAL 2013
VEJAM A RELAÇÃO DOS SELECIONADOS - NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR CLICANDO EM MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO:

NOVO SITE DE INFORMAÇÕES DA BAHIA, É O POLITICA NA REDE

Servidores municipais saúdam chegada do Política na Rede
enadioMensagem de Enádio Pinto, presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias em Salvador (AACES)
Sempre tivemos a preocupação de disseminar notícias e informações de interesse de nossa categoria. E da mesma forma, os requisitos principais para esses conteúdos eram verdade e isenção com os fatos. E no trabalho personificado na figura de Jeremias Silva sempre enxergamos essas virtudes.
Estamos contentes por saber que um novo veículo de comunicação chega para nossa cidade, e que pautado pela conduta ética de quem conhecemos na luta dos trabalhadores sempre buscando favorecer que nossos anseios tivessem repercussão na mídia, mesmo quando isso não parecia possível por conta dos interesses que tentavam desmobilizar nossa mobilização.
Os agentes de combate às endemias (ACE’s) e comunitários de saúde (ACS’s) continuam na busca pela valorização da categoria, e nosso grito tem que repercutir para que sociedade e governo entendam nossa importância no sistema de saúde pública de Salvador.
Muito obrigado por você possibilitar mais uma vez que a sociedade tenha espaço na mídia para fazer valer seus direitos.
Fonte: http://www.politicanarede.com.br/ acesse e fique informado(a)

20 janeiro 2013

AGENTE DE SAÚDE É ROUBADO E ESPANCADO NA ESTAÇÃO PIRAJÁ EM SALVADOR


Welington  no 2º encontro dos ACE,s da Lepto em 2012

A violência em Salvador é fato, mas às vezes nós não esperamos que ela chegue perto da nossa família, por isso, é com muito pesar que divulgamos que o nosso colega ACE Welington Machado lotado no combate a leptospirose e também diretor da família AACES foi assaltado ontem 19/01 na estação Pirajá, mas os marginais não se conformaram em apenas rouba-lo, e espancaram nosso irmão e colega, ele se encontra medicado e se recuperando da violência soteropolitana, temos que agradecer  a DEUS por ele estar vivo, estamos dando apoio e pedimos aos colegas que puder rezar por sua melhora, porque a AACES está tomando as medidas cabíveis.



Welington Machado que também é diretor da  AACES